Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2008 - 07:58

Trio Agosto leva música de câmara ao Espaço Cultural FINEP

Trio Agosto: Lúcia Morelenbaum (clarineta), Josiane Kevorkian (piano) e Nayram Pessanha (viola).

A série Concertos FINEP apresenta o Trio Agosto no dia 18 de novembro, às 18h30, com entrada franca, no Espaço Cultural FINEP, no Rio. Fazem parte do trio Lúcia Morelenbaum (clarineta) , Josiane Kevorkian (piano) e Nayram Pessanha (viola). O trio apresenta obras de John Jacobsson, J.G.Ripper e Nino Rota.

Criado em 2002, o grupo tem uma abordagem camerística, buscando sonoridades inusitadas e com riqueza de contrastes. Em sua trajetória, além de presença marcante em séries e bienais de música contemporânea, destaque para as participações no Festival de Inverno do SESC, em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo (RJ).

Nayran Pessanha nasceu em Nova Friburgo (RJ). Em 1972, ingressou na Orquestra Sinfônica Brasileira como violinista. Venceu o I Concurso de Música de Câmara de Brasília, como membro do grupo Ludwig. Em 1974 e 1977, participou das turnês da OSB pela Europa, Estados Unidos e Canadá.

Dedicando-se à viola, paralelamente à sua atuação na OSB, passou a integrar, na década de 80, o Quarteto Bosísio, atualmente denominado Quarteto de Cordas da UFF. Com o quarteto, esteve na Inglaterra em 1989 e gravou para a BBC programa com obras de compositores brasileiros. Como professor e camerista, tem participado dos principais festivais de música no Brasil. Atualmente também integra a Rio Strings Orquestra.

Josiane Kevorkian estudou com Pascal Rogé no Centre Internationale de Formation Musicale, em Nice, França e, em 1991, concluiu mestrado em Performance na City University, em Londres. Venceu o concurso Worshipful Company of Cordwainers, que lhe propiciou uma bolsa de estudos na Inglaterra. Foi solista da Orquestra de Câmara de Vitória e da Filarmônica do Espírito Santo. Atualmente, é diretora cultural da Casa de Artes de Paquetá (RJ), onde organiza desde 1999 a Série Sintonias de Recitais. Recebeu, em 2000, o prêmio “Troféu Mulher 2000” concedido pela Academia Internacional de Cultura, de Brasília.

Lúcia Morelenbaum formou-se em Licenciatura em Educação Artística na UFRJ e trabalha com musicalização para crianças. É professora de música na Escola Eliezer Steinbarg, no Rio. Formou-se no Bacharelado em clarineta na Uni-Rio, onde foi aluna de José Botelho. Desde 1982 integra o naipe de clarinetas da OSB.

Programa 18 de novembro, no Espaço Cultural FINEP (180 lugares), Praia do Flamengo, 200, Pilotis, Flamengo, Rio de Janeiro | www.finep.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira