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14/11/2008 - 07:59

Componentes brasileiros para calçados de segurança projetam expansão na Expoprotection

Focada no segmento de calçados de segurança, feira realizada na França, gerou expansão dos negócios e o fortalecimento das redes de contatos comerciais da indústria de componentes.

Empresas do setor de componentes encerraram sua participação na feira Expoprotection 2008, realizada em Paris na França, de 4 a 7 de novembro, fortalecendo a atuação do setor de componentes no cenário internacional, principalmente no segmento de proteção e segurança. Com o incentivo da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participaram da feira as empresas ITM Indústrias Têxteis, Flecksteel e Artecola.

"O resultado da feira foi muito positivo, confirmando a nossa expectativa em relação a Expoprotection. Foi uma oportunidade para a expansão dos negócios e o fortalecimento das redes de contatos comerciais”, destaca o gerente da Assintecal, Diego Baisch. Ele acrescenta que o cenário de prospecção de negócios na Expoprotection permitiu a realização e o fortalecimento de contatos estratégicos no setor de componentes.

Na busca pelo conforto e durabilidade oferecida pelo segmento de componentes para calçados de segurança, empresários internacionais articularam negociações com os fabricantes brasileiros. Durante os quatro dias de feira, empresas da Tunísia, Índia, Espanha, Irlanda, estiveram visitando os estandes das empresas associadas a Assintecal. “A Expoprotection é uma a oportunidade de crescimento para o setor de componentes brasileiro, visto que a participação do segmento contou com poucos expositores e ainda está em fase de expansão”, acrescenta o gerente da Assintecal.

Paralelo aos contatos comerciais, o evento combinou a programação da feira com exposição dos produtos, palestras, workshops, atividades e premiações. No espaço Inovação foi possível observar novidades para o setor de componentes no mercado internacional.

Realizada periodicamente, a cada dois anos, a Expoprotection é um convite para a mobilização de uma melhor gestão dos riscos. A feira reúne os cinco segmentos complementares que compõem essa área: de Proteção e Segurança, Luta contra o fogo, Saúde e Segurança no Trabalho, Riscos Industriais e Perigos naturais.

Os associados que tiverem interesse em participar das feiras e missões promovidas pela Assintecal podem obter mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3584-5200.

Perfil da Assintecal - Fundada em 08 de junho de 1983 com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento, a Assintecal tem sua matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP). Atua n setor de componentes, que reúne 2148 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à Assintecal, representando 85% da produção do segmento. A entidade atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Desde 2006 o propósito principal foi trabalhar pela integração entre as entidades, entre os associados e com órgãos e entidades internacionais. Alguns exemplos podem ser citados como resultado desta proposta, caso do Fórum de Inspirações, que unificou as pesquisas de moda para o setor.

Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), SEBRAE Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS, Sebrae MG, Sebraes Regionais e Ministério do Turismo.

Para os próximos dois anos terá o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia coureiro-calçadista brasileira, estimulando ações cooperativas, inovadoras e de atuação global dos associados. Há investimentos previstos de cerca de R$ 22 milhões em atividades de promoção comercial no Brasil e exterior, em todos os continentes; projetos de fomento à inovação tecnológica, apoio à produção de moda e design, ações institucionais, estudos de mercado, análises de cenário, capacitação gerencial e técnica, produção de conteúdos de inteligência comercial, ampliação dos convênios e relacionamentos internacionais já existentes, entre outras.

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