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14/11/2008 - 07:59

Setor de componentes recebe incentivos para novas tecnologias e superação de barreiras por meio de convênio com UE

Programa que visa o incremento da produtividade das empresas brasileiras no mercado internacional será apresentado nesta terça-feira, dia 18, às 18 horas, na sede da Assintecal.

O setor de componentes para couro, calçados e artefatos terá a oportunidade de incrementar sua produtividade e buscar maior presença de produtos com valor agregado no mercado internacional, por meio do Programa de Incremento da Produtividade, que será lançado nesta terça-feira (18/11), às 18 horas, na sede da Assintecal. O programa é um canal de cooperação entre Brasil e União Européia e será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com execução da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão vinculado ao ministério.

Durante o programa, as empresas, selecionadas em quatro segmentos (Matrizarias, Design e Moda, Produtos Químicos e Conforto) serão capacitadas na área de gestão comercial, de produção e de tecnologia. Os treinamentos serão supervisionados por instituições européias que são referências em excelência e qualidade no mercado internacional como SATRA Technology Centre, Inescop da Espanha, CTC Groupe da França e Politécnico de Milão.

“A iniciativa tem como objetivo principal promover a inserção competitiva de grupos de empresas do setor de componentes no mercado internacional, sobretudo com produtos de maior conteúdo tecnológico e através de metodologias que possam ser replicadas”, destaca o presidente da Assintecal, Luis Cláudio Amaral.

Entre as ações previstas para ocorrer até dezembro de 2009, estão diagnósticos individuais das empresas, Workshops, consultorias internacionais, adequação para o cumprimento das exigências técnicas do REACH (Registration, Evalution, Authorization of Chemicals Restriction) e desenvolvimento de produtos/coleções com maior valor agregado. “A partir deste programa a empresa vai adquirir condições para entrar e permanecer no mercado exterior, superando barreiras e incrementando a competitividade no setor”, acrescenta o presidente.

No dia 18 de novembro, às 18 horas, Sede da Assintecal/ Rua Júlio de Castilhos nº 526 – Novo Hamburgo/RS. Informações e inscrições: [email protected] | telefone (51) 3584-5200.Lançamento do Programa de Incremento e Produtividade. Inscrições gratuitas.

Assintecal - Fundada em 08 de junho de 1983 com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento, a Assintecal tem sua matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP). Atua n setor de componentes, que reúne 2148 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à Assintecal, representando 85% da produção do segmento. A entidade atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Desde 2006 o propósito principal foi trabalhar pela integração entre as entidades, entre os associados e com órgãos e entidades internacionais. Alguns exemplos podem ser citados como resultado desta proposta, caso do Fórum de Inspirações, que unificou as pesquisas de moda para o setor.

Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Sebrae Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS, Sebrae MG, Sebraes Regionais e Ministério do Turismo.

Para os próximos dois anos terá o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia coureiro-calçadista brasileira, estimulando ações cooperativas, inovadoras e de atuação global dos associados. Há investimentos previstos de cerca de R$ 22 milhões em atividades de promoção comercial no Brasil e exterior, em todos os continentes; projetos de fomento à inovação tecnológica, apoio à produção de moda e design, ações institucionais, estudos de mercado, análises de cenário, capacitação gerencial e técnica, produção de conteúdos de inteligência comercial, ampliação dos convênios e relacionamentos internacionais já existentes, entre outras.

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