Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 14:04

Portobello registrou grande avanço nos resultados do 3T08

A Portobello, empresa brasileira de revestimentos cerâmicos, registrou importantes avanços nos resultados do terceiro trimestre de 2008. A empresa vem adotando, com prioridade, a implementação de medidas para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional.

O faturamento de R$ 143 milhões e a receita líquida de R$ 113 milhões apresentaram crescimento representativo de 17% e 14%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, ocasionando geração de caixa 20% superior e que representa 14% da receita líquida.

O mercado interno continuou melhorando sua rentabilidade, com uma receita líquida de R$ 84 milhões. As vendas neste mercado cresceram 13% em volume, 26% em receita líquida e 34% em lucro bruto. A participação dos canais na receita do mercado interno é bastante equilibrada e os três canais apresentaram aumento de receita líquida e de volume de vendas em comparação ao mesmo período de 2007.

Cabe destacar o desempenho da rede de franquias Portobello Shop, que conquistou um incremento na receita de 40%, representando o canal de vendas de maior rentabilidade. Já no canal Engenharia (venda para construtoras e incorporadoras), o crescimento foi de 26%, também superior ao crescimento do mercado, e no canal Revendas Multimarcas o crescimento foi de 15%.

Relativamente ao mercado externo, apesar da crise imobiliária nos Estados Unidos, onde a subsidiária Portobello America Inc apresentou prejuízo, a administração toma medidas visando à reestruturação das operações naquele mercado. “Nossa expectativa é retomar a rentabilidade no mercado americano até o final do ano. Já para os demais países, a estratégia incluiu o aumento de preços e a eliminação de produtos não competitivos, substituindo-os por itens mais rentáveis”, informa o diretor financeiro e de relações com investidores da Portobello, Mário Augusto de Freitas Baptista.

Outro aspecto importante foi a conclusão do programa de expansão de capacidade, que gerou um acréscimo de 31% em relação à marca registrada no início do ano. A produção ampliada do porcellanato técnico consolidou a liderança da Portobello neste tipo de produto no Brasil. Já o aumento da capacidade de produção de revestimentos de paredes foi possível com a instalação da terceira linha de produção.

A produção aumentou 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, já refletindo o programa de investimentos de 2008, que substituiu duas linhas de produção por equipamentos novos, modernos e mais eficientes.

Com essa capacidade adicionada foi possível o lançamento de linhas de produtos mais acessíveis e competitivos, que conseguem atingir a demanda das construtoras por revestimentos para imóveis para as classes B e C, e ao mesmo tempo apresentar produtos exclusivos e linhas já conceituadas no Brasil para o mercado internacional, durante a Cersaie (maior feira de revestimentos cerâmicos do mundo), como a Linha Pietra di Belize, Onyx, Ecoparquet e as novas Goa e Bauhaus.

Seguindo esse ritmo, a Companhia permanece empenhada em reduzir custos e despesas e tem conseguido apresentar percentuais significativos dessa redução a cada trimestre. “Os resultados demonstram a organização e capacidade de liquidez da empresa, que conseguiu viabilizar uma estratégia funcional responsável por avanços consideráveis, mesmo com a crise no mercado internacional”, explica Baptista, complementando que as expectativas para 2009 é a de manter os investimentos internos, com a compra de novos equipamentos, e também externos para uma consolidação cada vez mais perene no mercado interno.

Perfil da Portobello - A Portobello S.A. iniciou as atividades em 1979, na cidade de Tijucas, Santa Catarina. Seu parque fabril diferencia-se por concentrar oito fábricas no mesmo local. Sua produção anual, de 24 milhões de metros quadrados de revestimento, está dividida entre o mercado interno (73%) e a exportação (27%). Além de atuar no Brasil com a rede varejista Portobello Shop, que possui 104 lojas, as Revendas e o Canal Engenharia, a empresa também está presente em 65 países.

Capacidade produtiva, inovação e design, tecnologia e a preocupação com a sustentabilidade são alguns aspectos que garantem à Portobello uma posição de destaque no mercado brasileiro e mundial de revestimentos cerâmicos. Entre as ações ambientalmente corretas empregadas estão o uso de 100% de gás natural como fonte de energia, a utilização da água em sistema fechado, a implantação de tratamento de efluentes e os projetos de recuperação de área de jazidas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira