Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 15:08

IBCD aponta crescimento da Convergência Digital no Brasil

Índice divulgado pela Brasscom mostra que o País passou de 5,80 pontos, em 2006, para 5,85, em 2007, seguindo a tendência de expansão da TI e da Convergência Digital.

Com o objetivo de apresentar informações sobre a estrutura e a dinâmica do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), apresentou a quarta edição do Índice Brasil para Convergência Digital (IBCD). Analisando os aspectos da inovação e da convergência digital no País, em seus quatro anos de existência, o índice tem mostrado o progresso dos níveis de penetração das TIC na sociedade brasileira.

A mais recente edição do estudo produzido pela entidade registrou pequeno aumento no valor global do índice, que passou de 5,80, em 2006, para 5,85, em 2007 (de uma escala até 10). Com esta avaliação, a tendência de crescimento apontada anteriormente se mantém e acompanha o ritmo de expansão da economia nacional.

Embora o avanço do índice pareça inexpressivo, os resultados por ele obtidos foram consideravelmente bons. O acesso às conexões de banda larga móvel, no País, evoluiu 124% no último trimestre de 2007, e já passam de 602 mil. No mesmo ano, registrou-se 7,5 milhões de conexões de banda larga fixa, crescimento de 30,5% na comparação com 2006. O salto para 2008 também foi significativo; no segundo trimestre do ano foram detectadas 10 milhões de conexões.

O índice observou ainda que a cobertura de telefonia móvel já atinge 60% (3.357) dos municípios brasileiros, concentrando 91% da população. O Brasil ocupa hoje o 5º lugar em usuários de telefonia móvel. Apesar de os serviços VoIP, na receita líquida das operadoras, representarem uma quantidade quase insignificante de penetração, o crescimento obtido entre os anos de 2006 e 2007 foi bom, passando de 0,81% para 2,72%.

Como parte de seu escopo, que congrega informações referentes à dinâmica do mercado de TIC, em especial à área de Convergência Digital, o IBCD mostrou aumento expressivo na utilização de serviços pela internet. No Brasil, em 2007, o e-commerce registrou 9,5 milhões consumidores; aumento anual de 40%. O e-banking, por sua vez, absorveu 29,8 milhões usuários, com expansão de 9,2%.

Os computadores são a principal via de acesso à Convergência Digital no Brasil, por isso, em termos de desenvolvimento de TIC, o País se destaca na produção de hardware, telecomunicações de alta qualidade, desenvolvimento de software e serviços de TI. Os principais pontos críticos, no entanto, incluem os baixos índices de educação; o reduzido percentual de investimentos em P&D; ambiente regulatório inadequado - com excessos de regulamentação e a carga tributária elevada -; além dos altos custos das tarifas de serviços de TI e Telecom.

Conclusões e recomendações - De acordo com o estudo produzido pela Brasscom, apesar do momento promissor, o Brasil ainda precisa priorizar a inclusão digital, a educação de qualidade em todos os níveis e a inovação, como elementos fundamentais para elevar o nível de conectividade e garantir um crescimento sustentável com base tecnológica. Algumas recomendações:. Ampliar o acesso à banda larga nas regiões onde existe pouca oferta deste serviço | . Reduzir a carga tributária incidente sobre os serviços de telecomunicações | . Aumentar a densidade da TV por assinatura, principalmente nas regiões Norte e Nordeste | . Maior divulgação e ampliação dos locais de acesso para utilização dos serviços de Governo Eletrônico | . Ampliar a proporção de domicílios com computador, visto que 76% não possuem esse equipamento e 83% não têm acesso à internet | . Implementar a interatividade na TV Digital para que o indicador de Mídia e Entretenimento possa crescer substancialmente nos próximos anos | . Investir em formação de mão de obra qualificada, em quantidade suficiente e com proficiência em inglês | . Aumentar a competitividade com exportações de software | . Investir na geração de vagas nos principais cursos relacionados a TI na rede pública | . Ampliar a participação das FATECs e CEFETs na formação de alunos de nível técnico superior em TI | . Aumentar o número de escolas públicas com acesso à internet | . Utilizar os recursos de TI como ferramenta pedagógica para alunos e professores, visando à melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio.

O estudo - Divulgado pela Brasscom, o estudo reúne informações sobre os aspectos da inovação, da convergência digital e da estrutura e dinâmica do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil.

Voltado para gestores públicos, pesquisadores, formadores de opinião e agentes do setor privado, o IBCD é uma importante ferramenta para a elaboração de estratégias de mercado e formulação de políticas públicas.

Ao todo, o estudo analisa três dimensões: Ambiente da Convergência (indicadores relacionados à conectividade, telecomunicações, mídia e entretenimento e acesso a produtos e serviços por meio digital), Plataforma Tecnológica (indicadores relacionados a hardware, software e serviços de TI) e Formação e Inclusão (indicadores relacionados à inclusão digital, formação superior em TI e TI na educação).

Metodologia - Devido à dinâmica evolutiva da convergência digital no Brasil, a configuração da 4ª edição do IBCD sofreu alterações e passou a contemplar dez dimensões, 30 indicadores e 71 critérios, ampliando sua base em relação à última publicação, em 2006. Entre as modificações apresentadas na edição atual, está a retirada de indicadores que perderam a relevância, como o acompanhamento da evolução de telefonia fixa, e a inclusão de outros que ganharam importância, como a evolução dos usuários de VoIP e smartphones.

O estudo feito pela Brasscom é construído a partir do cruzamento progressivo de pontos e fatores de ponderação (pesos), aplicados para cada indicador analisado, considerando a sua evolução (comportamento e tendência) e o grau de importância para a convergência digital.

Em seu estágio final, o IBCD é representado por uma escala até 10, decorrente da média ponderada da pontuação das dimensões. Neste sentido, quanto maior for a representação do índice, maior será o grau de evolução da convergência digital.

Perfil da Brasscom - A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) foi fundada 2004, com objetivo de posicionar o Brasil como um dos três principais centros globais em serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A entidade conta hoje com 36 empresas associadas, nacionais e multinacionais, como: Accenture, Atos Origin, Brq, British Telecom, Cast, CPM Braxis, DTS Consulting, EDS, GFT, GPTI, HSBC, Hughes, IBM, Intel, Itautec, Microsoft, Politec, Promon Logicalis, Resource, Satyam, Siemens, Softtek, Stefanini, Sun, Tata Consultancy Service, Tivit, Totvs, Ubik do Brasil, Unisys, Virtus e B2B Magazine. Além dos centros de pesquisa: Cenpra e C.E.S.A.R, e das universidades: Unesp, Unicamp e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Juntas, suas associadas movimentam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de TIC do Brasil, e empregam cerca de 90 mil profissionais. || www.brasscom.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira