Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 15:13

Nokia mantém melhor imagem na web entre fabricantes de celulares

Mesmo após o lançamento do iPhone, da Apple, marca finlandesa mantém maior número de comentários positivos nas mídias sociais, segundo o IC Digital Index – Aparelhos Celulares.

A finlandesa Nokia liderou em outubro, pelo nono mês consecutivo, o ranking de imagem entre as fabricantes de celulares na internet colaborativa brasileira, seguida de perto pela Apple e pela Sony Ericsson , Samsung, Motorola, LG e Benq-Siemens– que, apesar de registrar mais comentários positivos do que a fabricante do Iphone, obteve cerca de 50% menos comentários em blogs e comunidades virtuais.

As informações são do IC Digital Index – Aparelhos Celulares, levantamento realizado mensalmente pela agência de comunicação Imagem Corporativa. O índice analisa a imagem das sete fabricantes de celulares mais comentadas nos espaços sociais da web e que tenham canais oficiais de distribuição no Brasil.

A Nokia ocupa o primeiro lugar no ranking desde o início do levantamento, em fevereiro deste ano. Apesar do lançamento oficial do Iphone no Brasil, a Apple obteve em outubro a segunda colocação, mantendo a posição de setembro, seu mês de estréia no ranking de 1º ao 7º lugar: Nokia, Apple, Sony Ericsson, Samsung, Motorola, LG e BenQ Siemens

Os assuntos de destaque durante o período analisado foram lançamentos e design de aparelhos, as novas tecnologias de conexão com internet e download de aplicativos como vídeos e jogos para celular. Em menor escala foram citados atendimento em lojas e bloqueio de aparelhos. Foi observada uma tendência de comparação entre o modelo N95, da Nokia, e o Iphone, da Apple, apresentados pelos internautas como concorrentes diretos em função da tecnologia apresentada pelos aparelhos.

Notam-se poucas alterações no posicionamento das marcas no ranking ao longo dos meses – a entrada da Apple em segundo lugar aparentemente foi consolidada em outubro, e todas as demais posições de setembro foram mantidas, ficando assim Nokia, Apple, Sony Ericsson, Samsung, Motorola, LG e BenQ Siemens.

Apesar de haver diversas outras fabricantes com licença para comercialização de aparelhos celulares no Brasil, grande parte não apresenta visibilidade significativa na internet – as marcas constantes deste ranking concentra, cerca de 98% dos comentários. O IC Digital Index analisou 1.200 posts em blogs (os 200 registros mais importantes de cada uma das marcas em número de acessos) e 700 comunidades no Orkut (as 100 mais representativas de cada uma das marcas), avaliando o teor dos comentários publicados em cada um deles.

A colocação final de cada empresa no ranking é determinada pela ponderação entre o número de comentários positivos e negativos e relevância dos blogs ou comunidades dedicados a ela. Desta forma, são levadas em consideração as presenças quantitativa e qualitativa das empresas na web.

Consumer generated media – No Brasil, segundo os últimos levantamentos, existem atualmente cerca de 41 milhões de internautas, de diferentes classes sociais, que lêem, interagem e criam seus conteúdos de acordo com suas experiências e percepções sobre os mais diversos assuntos, nos mais diversos formatos, como blogs e comunidades virtuais. Este novo tipo de veículo de comunicação – consumer generated media, conforme foi batizada nos EUA - tem se apresentado como uma fonte alternativa de informação às mídias tradicionais e ganhado cada vez mais importância.

No Orkut, uma das maiores comunidades virtuais do mundo, os brasileiros representam 51% dos 45 milhões de membros. Já há mais de 5 milhões de blogs no Brasil, 4% do total mundial. Os internautas brasileiros são os líderes mundiais em navegação na internet – 23h/mês. Essa movimentação destaca a necessidade das companhias, em especial as B2C (empresa – consumidor), a definir posicionamento de afinidade com o público freqüentador da internet.

A Imagem Corporativa realiza periodicamente monitoramentos setoriais nas áreas automotiva, telefonia fixa e celular, financeira, varejo e setor aéreo, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira