Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 15:25

Primeira edição do Programa Tear mobiliza mais de 23 mil pessoas em seus três anos de duração

Em função da participação no Programa, 130 novos clientes e 57 novos fornecedores foram incluídos nas relações comerciais das empresas participantes.

São Paulo - Durante três anos, nove empresas-âncoras de sete setores estratégicos da economia vêm trabalhando com seus fornecedores e clientes para a incorporação da responsabilidade social empresarial nos respectivos processos internos e externos. Ao todo o Programa envolve mais de 100 organizações, trabalhando com elas de forma sistemática, por meio da aplicação da Metodologia Tear que oferece um guia detalhado para a implantação de uma gestão socialmente responsável.

As PMEs obtiveram avanços importantes no acesso a novos mercados, nos ganhos de produtividade e competitividade e no aprofundamento das relações comerciais com os parceiros envolvidos. As empresas-âncoras, por sua vez, compartilham suas experiências, dilemas e lições aprendidas com seus fornecedores e clientes e com as outras âncoras participantes; promovem a participação ativa do público interno nas ações do Tear; e se beneficiam com a mudança positiva da qualidade do diálogo com as outras empresas da cadeia de valor.

A experiência desta primeira edição tem incentivado outras empresas a buscar o mesmo modelo de trabalho para disseminar a gestão sustentável em suas cadeias. Por isso, o Instituto Ethos está organizando um segundo grupo de empresas-âncoras que deve iniciar a nova fase do Programa Tear ainda em 2008.

Principais resultados - Para desenvolver o trabalho, acompanhar e avaliar os resultados, as empresas participantes responderam aos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e preencheram a Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade, desenvolvida em parceria pelo SustainAbility, pela International Finance Corporation (IFC) e pelo Instituto Ethos, entre outras ferramentas utilizadas ao longo do processo.

Foi possível observar que cerca de 70% das PMEs incorporaram em sua visão, missão e valores o conceito sustentabilidade. “Antes de participarem do Programa Tear, apenas 45% das empresas possuíam valores voltados à sustentabilidade em sua missão. Após a participação e implementação de uma gestão socialmente responsável, 100% das empresas aprimoraram sua gestão e 90% delas incorporaram a sustentabilidade no modelo de negócio da empresa”, explica Carla Stoicov, coordenadora geral do Programa Tear. Ainda segundo ela, 96% das participantes puderam mapear em seus respectivos círculos de atuação, as partes interessadas em uma gestão socialmente responsável.

Outro dado da pesquisa foi que, em setembro de 2007, a maioria das empresas nunca havia produzido um relatório socioambiental. “Neste ano, 72 empresas já tinham elaborado e divulgado seus relatórios; que estão divulgados no site do Instituto Ethos pelo link: http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=4245&Alias=Ethos&Lang=pt-BR . Esse dado por si só, demonstra um avanço muito grande no modo como as empresas estão percebendo a importância de uma gestão com valores em sustentabilidade e RSE”, analisa a executiva.

Um dos grandes destaques nos resultados foi que as empresas participantes conquistaram 130 novos clientes e 57 novos fornecedores foram incluídos nas relações comerciais em função da participação no Programa. “Mais de 65% das empresas afirmaram que as medidas de RSE implantadas contribuíram para melhorar as relações comerciais com grandes empresas, além de conseguirem solucionar conflitos por meio do diálogo. “Nós pudemos perceber que além de fornecermos subsídios para uma gestão sustentável, as empresas conseguiram visualizar resultados práticos e até mesmo retorno em seus investimentos, pois 71% das empresas afirmam que melhoraram as relações comerciais com as suas respectivas cadeias de valor”, expõe a coordenadora.

Além disso, foram contabilizados mais de 800 eventos durante os três anos de atuação do projeto, onde foram envolvidas 23.734 pessoas, sendo que 61% fazem parte do público externo das respectivas empresas.

Perfil do Programa Tear - O Programa Tear é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, cujo principal objetivo é implementar práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), aumentando a sustentabilidade e a competitividade das pequenas e médias empresas participantes da cadeia de valor de sete setores estratégicos da economia: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; siderurgia; petróleo e gás; e varejo.

Em cada um destes segmentos foi identificada uma “empresa-âncora” com experiências avançadas em gestão socialmente responsável, que selecionou em média quinze pequenas e médias empresas integrantes de sua cadeia de valor, fornecedoras ou clientes. Consultores contratados pelo Programa Tear auxiliam as empresas em todas as etapas, desde a sensibilização e análise da sustentabilidade do negócio, o diagnóstico da gestão sustentável, a elaboração do Plano de Ação e comunicação e relatório, contemplando o monitoramento constante dos resultados.

As empresas-âncora são:. Açúcar e Álcool – Santelisa Vale | . Construção Civil / Grandes Obras – Camargo Corrêa | . Construção Civil / Incorporação – Y. Takaoka Empreendimentos / Gafisa | . Energia Elétrica – CPFL Energia | . Mineração – Vale | . Petróleo e Gás – Petrobras | . Siderurgia – ArcelorMittal Brasil | Varejo – Grupo Pão de Açúcar.

Os parceiros são:- ABRADEE(Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) | -ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) | - FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) | - FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) | - IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) | - IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) | - SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e | - UNICA (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira