Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 15:41

A pequena grande revolução dos cartões de crédito

Os brasileiros estão utilizando como nunca seus cartões de crédito como meio de pagamento. Um estudo realizado pelo Banco Central, por exemplo, mostra que entre 2006 e 2007, esse tipo de pagamento movimentou R$ 182 bilhões. Em 2008, segundo expectativas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (ABECS), esse número, em dezembro, deve chegar a R$ 224 bilhões,o que representará um aumento de mais de 20%.

O fenômeno vem sendo acompanhado de perto pelas administradoras de cartões e empresas desenvolvedoras de tecnologias aplicadas aos plásticos. Isto porque, desde 2006, nota-se um aumento na demanda por soluções em transações seguras. Este item é de fundamental importância para que haja aumento da confiança e plena satisfação dos clientes no momento em que ocorre a aquisição de produtos com o dinheiro eletrônico.

Há poucos anos, os brasileiros vêm notando significativas mudanças nos cartões bancários. Não só no tamanho, mas também na praticidade e nos itens de segurança. O chip, implantado nos plásticos, contribuiu para o início dessa pequena grande revolução, sendo um dos responsáveis por modificar a relação dos usuários com seus cartões.

O papel desse chip, entretanto, vai além. Ele foi um dos grandes responsáveis pela redefinição dos padrões de segurança em transações eletrônicas, já que possibilita diminuir consideravelmente os prejuízos no caso de roubo ou perda do cartão, uma vez que para utilizá-lo nos pontos de vendas, o portador tem de conhecer a senha que fica armazenada no chip.

Mas isso não é tudo, em alguns países na Europa e Ásia, o próprio cartão bancário com chip já é utilizado para possibilitar o acesso mais seguro ao Internet Banking, através de mecanismos de geração de códigos OTP (senha de uso uma única vez) para a autenticação do usuário ao sistema de e-banking.

Segundo dados do estudo anual “O Setor Bancário em Números”, da Febraban(Federação Brasileira de Bancos), o número de pessoas que efetuam pagamentos pela Internet passou de 27,3 milhões em 2006 para 29,8 milhões em 2007, o que mostra um grande potencial para que o cartão bancário com chip possa agregar mais essa funcionalidade, dando mais conveniência ao usuário desse canal, no sentido de ter um único dispositivo para se relacionar com o seu banco, seja nos pontos de venda ou pela Internet.

Esse mesmo mecanismo de autenticação segura pelo cartão bancário com chip poderia ser utilizado para compras on-line. Trata-se, portanto, de um cenário que comprova, entre outras coisas, a boa aceitação e a credibilidade do cartão de crédito junto aos consumidores. Mais do que isso: atesta que as novas tecnologias desenvolvidas para os plásticos estão conquistando os usuários e tornando as operações realmente seguras.

Por oferecerem maior segurança, serem capazes de armazenar informações e elevarem o grau de interação entre o usuário e os serviços prestados por seus bancos, os cartões inteligentes contribuíram, de certa forma, para uma maior popularização dos plásticos. E o futuro já sinaliza positivamente para os cartões de crédito. Seja pela internet ou em estabelecimentos comerciais, esse meio de pagamento tem se tornado indispensável para cada cidadão brasileiro.

. Por: Luis Cohen é Director Security Transactions da Gemalto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira