Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 16:00

Usina de álcool é inaugurada no município de Uruaçu

Mais um empreendimento em prol do desenvolvimento do País. Os sócios da Global Combustíveis inauguraram em parceria com dois empreendedores no município de Uruaçu, sua primeira unidade de produção de açúcar, álcool e co-geração de energia. A usina Uruaçu Açúcar e Álcool Ltda., localizada a 270 km de Brasília, já tem em torno de três mil e trezentos hectares de cana plantados, e deverá processar até dezembro cerca de 100 mil toneladas, o equivalente a nove milhões de litros de etanol. A produção da usina já alcança os estados de Tocantins, Goiás, Bahia e Distrito Federal. “Nosso objetivo é chegar aos 12 mil hectares plantados, que é quando vamos atingir um milhão de toneladas - a capacidade de moagem total instalada na indústria. Este ano 100 mil, em torno de 350 mil no próximo ano, 550 a 600 mil em 2010 e finalmente em 2011 vamos chegar a 1 milhão de toneladas processadas por safra”, prevê o presidente da Global Combustíveis, Ricardo Menezes.

Nesta primeira fase apenas álcool será produzido pela usina, que está sendo distribuído exclusivamente pela Global para seus clientes, mas a expectativa é que com o crescimento gradativo da escala a venda possa ser feita também para terceiros. “Nós acabamos de entrar em operação. Iniciamos o plantio no ano passado, e em março começamos a reforma da usina, que estava a mais de 20 anos desativada. Os ajustes duraram seis meses e em outubro começamos a funcionar”, descreve Ricardo.

São poucas as empresas no Brasil que atuam de forma integrada no segmento de energia. Com isso, a Global consolida sua participação no mercado regional operando na revenda, distribuição e agora na produção. “Nós estamos extremamente satisfeitos com a usina, já que também asseguraremos para o futuro a preservação do meio ambiente e geração de empregos na região. Hoje nós já somos os maiores empregadores do município, com mais de 300 empregos diretos nas áreas agrícola, industrial e administrativa”, diz Ricardo.

Crescimento do setor: Segundo Ricardo Menezes, o momento econômico não é o melhor, mas a usina é um investimento de risco extremamente baixo. O crescimento do consumo do álcool é contínuo, sinal de um horizonte extremamente promissor. “Hoje se você somar o álcool hidratado, que é o combustível das bombas com o álcool anidro, que é o combustível misturado à gasolina, verá que seu volume é muito maior que a gasolina. E não é só isso. Cada vez mais a frota nacional de automóveis é composta por veículos flex, portanto o poder de decisão do consumidor não está mais na compra do carro, e sim no abastecimento, o que gera automaticamente um equilíbrio da participação dos produtos no mercado”, finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira