Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 16:10

Tecnologia possibilita alongamento ósseo de maneira minimamente invasiva

Implantada através de pequenos cortes, a haste intramedular expansível é indicada para determinados casos de traumas e encurtamentos congênitos. Muitas pessoas têm procurado o tratamento para alongamento estético da estatura.

Uma cirurgia mais rápida e menos invasiva, com tempo de tratamento reduzido e sem a necessidade de uso de aparelhagem externa complexa. Esses são os principais benefícios de uma tecnologia inovadora em alongamento ósseo: a Haste Intramedular Expansível. Desenvolvida pela Orthofix, fabricante de produtos para Ortopedia e Traumatologia, o equipamento, que também é chamado de ISKD, se constitui numa moderna solução óssea para a área. O produto chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e as primeiras cirurgias realizadas na Região Sul já apresentam resultados. A Haste Intramedular Expansível ISKD Orthofix estará em exposição no estande da Ortomedic, durante o 40º CBOT, Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que acontece em Porto Alegre, de 13 a 15 de novembro. Reconstrução e Alongamento Ósseo serão temas debatidos durante o evento.

Correção óssea e alongamento estético - A haste ISKD Orthofix é indicada para reconstrução e alongamento ósseo para determinados casos de traumas causados por acidentes, encurtamentos congênitos e alongamento estético. É considerada minimamente invasiva, pois a cirurgia de implantação pode ser realizada através de incisões menos agressivas. O equipamento foi projetado para expandir 1mm por dia, podendo chegar até 8 cm, embora na maioria dos casos o alongamento obtido seja menor. Essa expansão é controlada através de um computador de mão pelo próprio paciente. “Por usas características, o sistema proporciona comodidade para os pacientes. Por essas características, a procura pelo tratamento tem sido maior por pessoas que querem aumentar a estatura por questões estéticas”, explica Dr. Renato Slomka, médico ortopedista e Diretor do Serviço de Ortopedia e Coordenador do Centro de Reconstrução Óssea e Alongamento do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

Para o Dr. Richard Luzzi, médico Ortopedista, membro do Grupo do Trauma Ortopédico do HUC (Hospital Universitário do Cajuru) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, “o sistema ISKD pode apresentar resultados muito mais rápidos e reduzir o tempo de internação”, avalia.

Juntos, os dois ortopedistas já realizaram sete cirurgias para implantação da haste ISKD Orthofix, do ano passado para cá. Cinco desses pacientes estão em fase final de tratamento. “Uma das pacientes, que é modelo, não sabia que era portadora de um encurtamento congênito de 3 cm, no fêmur. O problema foi descoberto em função de dores constantes. A haste ISKD foi utilizada com sucesso e não impediu a paciente de exercer sua atividade profissional”, conta Dr. Luzzi.

Outra paciente que utilizou a haste ISKD foi uma criança de 13 anos, portadora de uma lesão na cartilagem de crescimento causada por um acidente ocorrido com 4 anos de idade. “Nesse caso, tivemos que corrigir um problema adquirido, cujo tratamento já havia sido iniciado aos 5 anos, com outros sistemas”, explica Dr. Luzzi.

Os dois ortopedistas – Dr. Slomka e Dr. Luzzi – coordenam juntos o Sulbrafix – Curso de Planejamento Pré-Operatório de Correção de Deformidades e Alongamento Ósseo – direcionado aos profissionais da Saúde. A terceira edição do curso acontecerá em 2009.

A Haste Intramedular Expansível ISKD Orthofix esteve em exposição no stand da Ortomedic no 40º. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. || www.cbot2008.com.br

Grupo Orthofix - Fundada em 1980, em Verona (Itália), a Orthofix é especializada no desenvolvimento de projetos e na fabricação de soluções e produtos inovadores, minimamente invasivos, para a área de Ortopedia e Traumatologia. Sediada atualmente no Texas (EUA), onde mantém um centro de excelência em treinamento – assim como em Verona, e presente em 80 países, a companhia cresceu significativamente no mundo após aquisições e expansões das linhas de produtos. Atualmente, a empresa mantém um portfólio com 12 famílias de produtos voltados para as áreas de trauma, reconstrução e estimulação óssea. O Grupo conta com 1.400 colaboradores em todo o mundo e apresentou faturamento de US$ 490 milhões em 2007. A Orthofix também mantém parcerias para pesquisa e desenvolvimento com instituições médicas líderes, entre elas: Orthopedic Research and Education Foundation, Rutgers University, Cleveland Clinic Foundation, Texas Scottish Rite Hospital for Children e National Osteoporosis Institute.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira