Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 16:15

Fórum de Marketing Curitiba 2008 encerrado com sucesso


Cinco palestrantes e sessões lotadas marcaram edição histórica do principal evento de negócios do Paraná.

Curitiba - O Fórum de Marketing Curitiba 2008, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Escola de Negócios da Universidade Positivo, reuniu 2,4 mil pessoas, lotação esgotada do Teatro Positivo – Grande Auditório, que vieram de diferentes cidades conferir palestras de cinco grandes nomes do marketing mundial no dia 13 de novembro (quinta-feira). O papa do marketing, o americano Philip Kotler, e os especialistas brasileiros Ricardo Guimarães, Fernando Pierry, Jorge Dib e Walter Longo relataram suas experiências bem sucedidas para um público formado por profissionais, professores e estudantes.

Em sua primeira passagem por Curitiba, Philip Kotler palestrou para um auditório lotado sobre as novas tendências de marketing. Autor dos principais livros da área no mundo, Kotler destacou a importância da atualização constante e destacou o protagonista das principais estratégias do “novo marketing”: o consumidor. É ele o responsável pela imagem de um produto e de uma marca, e é quem determina a evolução do mercado.

As idéias de Kotler tiveram eco nas palestras dos outros grandes nomes que integraram o Fórum de Marketing Curitiba 2008. Um dos principais profissionais em consultoria de marcas no Brasil, Ricardo Guimarães ressaltou o aspecto da mudança como forma de se manter no mercado. As constantes e atuais transformações pelas quais a sociedade tem passado devem ser acompanhadas pelas empresas. A era da conectividade e das informações rápidas determina um posicionamento de marca diferente, o branding. Afinal, para Guimarães, a comunicação tradicional – um emissor e um receptor – não existe mais. A interação predomina, esses papéis se mesclam, e as empresas devem estar sensíveis a esta transformação e influenciar o atual mercado.O Marketing 1to1® é um modelo de negócios que reflete estas tendências. Focado no cliente, o modelo possui uma metodologia que consiste em duas etapas principais: conhecer o cliente para desenvolver ações personalizadas. Apresentado pelo sócio-fundador do Peppers & Rogers Latin America and Iberia, Fernando Pierry, o Marketing One-to-One utiliza tecnologias para criar estratégias específicas para cada cliente. O mundo em conectividade possibilita o maior sucesso desta ferramenta que coleciona casos bem sucedidos em todo o mundo. Para que ela seja possível, as empresas devem passar por mudanças fundamentais, conhecer quais as necessidades dos seus clientes – porque são eles que vão determinar o que querem consumir – e dar um passo adiante nesse cenário de grandes transformações.

Sem dúvida, a evolução das tecnologias digitais é o principal fator de transformação da sociedade atual. Isso possibilitou a democratização dos meios de produção da informação e colocou as empresas diante de um cenário desafiador. Este foi o tema da palestra de Jorge Dib, diretor-executivo de vendas e marketing do Google no Brasil. Ele destacou os impactos profundos que esta democratização causou no mundo dos negócios, os mesmos salientados pelos outros palestrantes. O mundo em rede desencadeia um comportamento de negócios que também é integrado. De certa forma, esta é a idéia da principal ferramenta de buscas na Internet: o Google.

Ícone da sociedade do conhecimento, o Google contribuiu para o marketing de grandes corporações à medida que proporciona a elas novas possibilidades de utilização da Internet. Nas palavras de Dib, “o nosso papel em relação ao marketing é fazer a parte da ciência, ou seja, damos sentido a todas as informações que estão pelo mundo e proporcionamos às pessoas o acesso a esses conteúdos de forma organizada para que elas transformem esse material em uma mensagem poderosa, que gere receita, que venda, construa a marca. Nós fazemos a ciência, as pessoas fazem a arte”, revela.

O Google, a Amazon,com e outras empresas virtuais são mostras de como a era digital pode fortalecer uma marca, criar novas alternativas de marketing e atingir com mais objetividade o público final esperado, em uma época em que “tudo muda o tempo todo”. Esta é a visão de Walter Longo, o último palestrante do Fórum de Marketing Curitiba 2008.

Para ele, uma empresa com um modelo estratégico de negócios, com uma metodologia de ação bem definida, tem a seu dispor, nesta era digital, ferramentas para prosperar no mercado sempre competitivo, atendendo melhor seu cliente, e criando produtos de extrema funcionalidade para o consumidor.

Mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, Longo ressaltou que mudanças são sempre significativas, e os profissionais de marketing devem estar atentos a elas. As possibilidades tecnológicas são várias e muitas ainda desconhecidas. Rever conceitos e criar novas soluções é o que vai determinar o profissional do futuro.

Prêmios - Durante o Fórum de Marketing Curitiba 2008, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), promotora do evento, fez a entrega dos prêmios Touch Mídia 2008 a profissionais e estudantes com as melhores peças e campanhas publicitárias criadas para a Internet durante o ano. Na categoria profissional, o primeiro lugar ficou com a agência Master Comunicação, de Curitiba. Além do prêmio, a peça ganhou inscrição para o Festival de Cannes 2009. Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná (UFPR), André Boaventura e Murilo Domingos, ficaram com o primeiro lugar na categoria estudantes. Além de estágio em agência da capital paranaense, eles levaram para casa um notebook Positivo Móbile Mobo e um Ipod Touch 16Gb.

Dois notebooks ultraportáteis da Positivo Informática (Mobo) também foram sorteados entre os participantes do Fórum de Marketing Curitiba 2008, em dois momentos do evento: no início da programação da tarde e no encerramento. Seis edições do Dicionário Aurélio, publicado pela Editora Positivo, também foram sorteados entre os inscritos presentes no momento final do evento.

O superintendente Corporativo de Marketing do Grupo Positivo e coordenador do Fórum, Rogério Mainardes, proferiu o discurso de encerramento do principal evento de negócios do Paraná. Ele ressaltou a importância histórica desta quarta edição, que teve a parceria da HSM, líder mundial em educação empresarial, e o patrocínio do Banco HSBC e da Unimed Curitiba. A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) fez a promoção do evento. Mainardes agradeceu a todos os envolvidos na realização do Fórum e a todos os participantes, confirmando a quinta edição do Fórum de Marketing para 2009.

Perfil da Universidade Positivo – Instituição de Educação Superior originária da experiência de mais de três décadas do Grupo Positivo no segmento educacional. A Universidade Positivo teve seu início em 1988, com as Faculdades Positivo. Dez anos mais tarde, foi transformada em UnicenP – Centro Universitário Positivo e transferida para um câmpus de 420,4 mil m2. No ano de 2008, o Ministério da Educação concedeu à instituição o título de universidade. Atualmente, conta com 27 cursos de Graduação, dezenas de cursos de especialização e MBAs, três programas de Mestrado e um programa de Doutorado, além de centenas de atividades de Extensão. Para atender à comunidade e viabilizar a prática profissional dos acadêmicos, a Universidade Positivo conta com clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Nutrição; Farmácia-Escola; Centro Psicológico; escritórios de Design, Arquitetura e Engenharia Civil; Núcleo de Prática Jurídica; Agência de Publicidade e Creche. Com o objetivo de fomentar atividades artísticas e culturais, a instituição abriga o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares). A Universidade Positivo abriga ainda o Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba, construído em uma área de 8,3 mil m2 para recepção de exposições, feiras tecnológicas e congressos científicos. Na Internet: www.up.edu.br. | Foto: O diretor-executivo de vendas e marketing do Google, Jorge Dib, e Philip Kotler | Crédito: Fernando Dias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira