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06/03/2007 - 09:07

Quem disse que a empresa é uma grande família

A metáfora não é boa. A primeira razão é óbvia: a própria família não é, e nunca foi, o protótipo da convivência harmônica.

Ainda hoje, muitos executivos e empresários insistem em usar a família como analogia da harmonia que deve reinar em suas empresas. Parece incrível, mas em discursos oficiais, proferidos durante eventos significativos de uma empresa, ainda pode se ouvir: "Nós somos uma grande família..." ou então "Nós, da família X S.A..." A metáfora não é boa. A primeira razão é óbvia: a própria família não é, e nunca foi, o protótipo da convivência harmônica, pretendida em alguns discursos empresariais. Choque de gerações, incompatibilidade profissional entre cônjuges, briga de irmãos, são alguns dos exemplos, que ilustram o ambiente turbulento da convivência familiar.

O que parece muito comum entre a família e a empresa é o fato de que falar aberta e francamente sobre estas "diferenças" internas, é sinal de assumir fraquezas e pode ferir nossa imagem perante vizinhos, fornecedores, clientes, empregados entre outros. Esta "mentira" nossa de cada dia, ou a tentativa permanente de esconder nossos "rachas internos" (familiares e organizacionais) só traz desgaste, descrédito e mais tensão ao sistema e à convivência. Quem escuta o discurso da grande família só tem duas conclusões a tirar sobre quem o profere: ou é um desconhecedor do que de fato acontece, ou não quer ver o que de fato acontece.

E o que de fato acontece? Vamos nos limitar a realidade organizacional. Na verdade, ela é recortada internamente por interesses de grupos e indivíduos, legítimos na sua maioria. Não faltam exemplos destes grupos e indivíduos, que convivem no dia-a-dia da empresa: "pessoal do staff", "grupo da produção", o grupo de mulheres da empresa, os casados, pessoas de potencial diferenciado, trainees, o comitê do projeto de reengenharia, a turma que pega o ônibus, a área de RH, o departamento de marketing, e outros tantos.

Para cada um desses exemplos acima é possível identificar alguns interesses/expectativas inerentes ao seu trabalho e sua posição dentro da empresa. Todos nós sabemos que o pessoal do "staff" e da "linha" vivem e convivem com seus desencontros e conflitos cotidianamente.

E os trainees? Não são eles um grupo arrojado, pronto para assumir funções gerenciais, dispostos a inovações, e que acaba incomodando os "velhos" de casa, já experientes e "calejados". Outro exemplo é o grupo de mulheres que exigem, no mínimo, o mesmo tratamento dispensado ao homem no que diz respeito às oportunidades de carreira, remuneração, acesso a informações etc...

Como já dito, estes são interesses e expectativas legítimas que fazem parte do jogo interno da empresa, não se traduzindo necessariamente em intenções expúrias e em desacordo com os objetivos e a missão vigentes. Olhada e compreendida neste prisma a empresa se transforma em uma micro sociedade, plural, com antagonismos internos, e divergências saudáveis.

Estes grupos e indivíduos querem ver, obviamente, seus interesses atendidos e se possível garantidos por longo tempo, em função deste ou daquele cenário de mudanças que a empresa enfrenta. Daí decorrerem enfrentamentos, demonstrações de força, jogos de poder, alianças e coalizões. Este é o verdadeiro dia-a-dia organizacional: tenso quase que permanentemente. Não é preciso ter vergonha de reconhecê-lo e/ou aceitá-lo.

Ao contrário, seu reconhecimento em discurso e ação (que não é fácil) ajuda a elucidar e assumir a complexidade organizacional. Complexidade esta que acabamos enfrentando quando resolvemos - nos últimos anos aqui no Brasil - promover mudanças profundas em estruturas viciadas e pouco eficazes para enfrentar os novos tempos. Foi neste momento que pudemos constatar a ingenuidade, em alguns casos, e o amadorismo em outros, das nossas intervenções organizacionais. Isto porque, grande parte de nossas ações para mudanças enfrentou fortes resistências de interesses internos e poucos conseguiram contorná-los, ou negociar com eles, para fazer valer a nova ordem pretendida.

Possa parecer estranha a negociação neste contexto, mas não é. Hoje em dia, e depois das experiências que já passamos, a eficácia da mudança organizacional depende da habilidade e da competência dos agentes de mudança "mapearem", conhecerem, e negociarem com os grupos internos, cujos interesses efetivamente serão "incomodados" pela implantação das mudanças desejadas. Quer dizer, mudar empresas hoje, não significa se livrar (às vezes até violentamente) da realidade gerencial existente e iniciar uma nova fase organizacional. Ao contrário, as mudanças devem levar em consideração e atuar sobre as condições organizacionais existentes. Assim, a "grande família" como objetivo, e ferramenta de compreensão da realidade organizacional, só vem prejudicar os esforços de desenvolvimento das empresas. Mudar hoje significa, antes de tudo partir de uma leitura um pouco mais realista do contexto em que se vai atuar, considerar os interesses de alguns grupos como legítimos, e finalmente ne gociar com estes grupos saídas de convergência para o desenvolvimento da empresa (sejam projetos de qualidade total, reengenharia, planejamento estratégico, reestruturações etc...)

Perfil da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações -A LCZ é uma empresa especializada em desenvolvimento de pessoas e organizações que atua em três áreas. Como consultoria, auxilia empresas nos processos de transformação, redesenho da organização do trabalho (fábricas e escritórios), alinhamento de executivos, e grupos de trabalho em torno de uma nova identidade cultural ou prioridade de negócios. Na área de aprendizagem, realiza treinamento, desenvolvimento e coaching de líderes e gestores na atualização de novas competências gerenciais, criação de módulos de aprendizagem, treinamento e construção de equipes. Em pesquisa, desenvolve estudos a partir de referenciais internos (clima, qualidade de serviços internos, satisfação do funcionário...) e externos (imagem corporativa e de atuação social, satisfação de consumidores e clientes...) que contribuam para a melhoria das decisões gerenciais.

Entre os principais clientes da empresa estão Elma Chips, Sé Supermercados, Philip Morris Portugal, Grupo Ultra, Souza Cruz, Volvo (Brasil e Peru), Roche, Embraer, Unilever, Banco Real e Tozzini, Freire, Teixeira & Silva. www.lczconsultoria.com.br.

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