Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2008 - 16:40

Caminhada Cívica em Copacabana celebra Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Relator da Lei Seca, deputado Hugo Leal apóia movimento que acontecerá neste domingo em 40 cidades brasileiras.

Rio – A ONG Trânsito Amigo realiza neste domingo, dia 16, às 10h, em Copacabana uma caminhada cívica para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O mote deste ano é "Um sopro pela vida", onde os organizadores estarão divulgando um manifesto e colhendo assinaturas em defesa da Lei 11.705/08 (Lei Seca). Outras 39 cidades no País, incluindo Petrópolis (RJ), farão ações semelhantes.

A caminhada vai do Posto 6 ao Posto 4, onde haverá uma exposição de material de socorro e resgate do Corpo de Bombeiros e manifestações culturais. Durante o percurso, além da coleta de assinaturas, será distribuído material informativo alertando à sociedade (ver objetivos abaixo) e às autoridades para o grave problema dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

Por ano, morrem cerca de 35 mil pessoas ou outras 500 mil sofrem traumatismos, vítimas de acidentes de trânsito. O custo financeiro dessa doença social, estimado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), atinge a cifra de aproximadamente R$ 30 bilhões anuais, distribuídas em perdas materiais, interrupção de atividades profissionais, custos médicos e de tratamento, seguros, indenizações, etc.

- Não podemos mais permitir o crescimento desses números. É importante que a sociedade reconheça que os acidentes não ocorrem por uma fatalidade e, sim, por imprudência do condutor. Já as autoridades têm de fazer a sua parte, melhorando as condições das estradas e aumentando a fiscalização, entre outras ações. No Congresso temos debatido a reforma do Código de Trânsito Brasileiro, visando tornar as penas mais severas – destaca o relator da Lei Seca, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ).

Leal apresentou nesta semana na Câmara de Deputados o Projeto de Lei 4260/08, que institui o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito a ser celebrado em consonância com a data estipulada pela ONU.

De acordo com o presidente da ONG Trânsito Amigo, o engenheiro Fernando Diniz, além do manifesto e da coleta da assinatura, será divulgada no domingo uma Carta Aberta aos prefeitos eleitos, cobrando o comprometimento dos administradores na defesa de um trânsito mais seguro. Diniz assumiu essa missão há cinco anos, após perder o filho de 19 anos num grave acidente automobilístico na Barra da Tijuca.

Objetivos da Caminhada Cívica.: 1 – Demonstrar à sociedade e às autoridades que, por trás de cada um dos milhares de mortos e feridos do trânsito brasileiro, há um rosto, uma história de eterna dor, fruto e de uma vida interrompida abruptamente, com sonhos e esperanças dramaticamente frustradas.

2 – Promover a divulgação pública da dimensão dessa tragédia e o imenso impacto emocional para as famílias das vítimas, muitas vezes agravado pelo tratamento injusto por parte das autoridades no enfrentamento da questão.

3 – Promover a divulgação dos impactos econômicos e sociais da violência no trânsito que consome todos os anos verbas vultosas que poderiam ser investidas na melhoria da qualidade de vida do cidadão.

4 – Promover a consciência de que uma expressiva parcela das ocorrências trágicas nas ruas e estradas é provocada por motoristas alcoolizados e que coibir essa conduta criminosa deve ser prioridade das autoridades e deve contar com o apoio explícito da sociedade disciplinada e ordeira.

5 – Promover a mais ampla divulgação das Seis Recomendações da Organização Mundial da Saúde para um Trânsito Saudável e Seguro, que até os dias de hoje ainda carece da atenção das autoridades públicas.

6 – Divulgar a Carta das Vítimas de Trânsito aos Prefeitos Eleitos, que esperam das novas autoridades mais sensibilidade e atitudes decididas para a erradicação desse mal. || www.hugoleal.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira