Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2008 - 08:52

Consciência Negra: Angolanos fazem peça sobre AIDS e gravidez precoce

Evento acontece no Complexo da Maré, região de maior concentração de refugiados no Brasil.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ) está desenvolvendo um projeto piloto de teatro com foco na comunidade angolana de Vila do João, no Complexo da Maré, região que abriga a maioria da população de refugiados de Angola.

Observando o alto índice de gravidez precoce e contaminação pelo vírus da AIDS, a ACNUR percebeu a necessidade de informar os jovens angolanos por meio de atividades culturais que integrem esses estrangeiros e a população local, criando o projeto Maré de Saúde.

Com essa proposta, e em parceria com a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), a ACB/RJ está montando uma peça de teatro chamada “Prevenção é a solução”. O conteúdo é voltado para a população angolana e entre os integrantes da peça estão seis jovens angolanos com idade entre 11 e 16 anos. Outros parceiros deste projeto são o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Ministério da Saúde.

A primeira apresentação desse trabalho acontecerá na comemoração do Dia da Consciência Negra a ser realizada no dia 19 de novembro, na Vila da João. O evento Zumbi Vive – Panorâmica Maré envolverá diversos parceiros da instituição oferecendo ao público da região diversas atrações e serviços gratuitos durante todo o dia.

Acnur - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com sigla em português, ACNUR e em inglês UNHCR, é um órgão das Nações Unidas. Criado por uma Resolução desta entidade internacional em 14 de Dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo.

Ação Comunitária do Brasil - Fundada há 42 anos junto à comunidades de baixo desenvolvimento econômico, a Ação Comunitária do Brasil/RJ é uma das pioneiras na área de responsabilidade social, no Brasil.

Trabalha como incubadora de empreendimentos sociais adotando os princípios da economia solidária e do comércio justo. Recentemente foi destacada pela ONU como um exemplo a ser seguido no combate ao racismo e escolhida, por esta Organização, para a realização de experiências-piloto de cooperação Sul-Sul na área da economia criativa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira