Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2008 - 09:02

Fábrica da Veracel celulose tem projeto pioneiro de telefonia IP da Nexa tTcnologia & Outsourcing

Em dois anos, o ambiente de comunicação IP da sexta maior empresa exportadora da Bahia, desenhado e implementado pela Nexa, manteve total estabilidade com completa segurança; são 1800 pontos de rede, 31 pontos de antenas wireless e 700 telefones IPs

São Paulo- A Veracel Celulose, uma das maiores produtoras de celulose branqueada do País, incluiu no projeto de sua fábrica ultra moderna toda a infra-estrutura necessária para adoção da telefonia IP – uma decisão que a colocou à frente do mercado nessa área. Para desenvolver o trabalho de implementação e gerenciamento da rede, a Veracel elegeu a Nexa Tecnologia & Outsourcing, empresa brasileira especializada em soluções corporativas de TI.

Inaugurada em setembro de 2005, a fábrica da Veracel é considerada uma das mais avançadas do mundo, produzindo anualmente 1,054 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. Com esse volume, a indústria, hoje com 4,2 mil colaboradores, ocupa o sexto lugar no ranking dos maiores exportadores da Bahia. Só em tributos, recolheu para os cofres públicos, em 2007, R$ 90,51 milhões.

“A decisão de adotar a telefonia IP foi tomada ainda durante a fase de projeto da fábrica“, lembra Rogério Luiz Costa,gerente de TI da Veracel Celulose, que participou do processo de escolha do parceiro tecnológico e coordenou todo o projeto de rede de dados e voz, implementado pela Nexa Tecnologia & Outsourcing. O executivo lembra que, como em todo ambiente fabril, uma das maiores preocupações para escolha da melhor opção tecnológica de mercado – rede digital ou telefonia IP – era com o quesito segurança. O fato do processo IP ser distribuído, não depender de uma única central que concentraria a comutação, também estava em discussão. “A rede que dá suporte à telefonia teria de ser protegida e alimentada”, lembra Rogério. Já no prato da balança claramente favorável à tecnologia IP, o executivo destaca que havia “a economia proporcionada pela implantação e operação”.

Antes de “bater o martelo” final, Rogério revela que foram feitas várias consultas, dentro e fora do País. “O resultado das análises e da pesquisa foi amplamente favorável à telefonia IP, tanto técnica quanto financeiramente”, afirma.

Uma vez feita a opção pela tecnologia IP, a Veracel saiu em busca do melhor parceiro tecnológico para o desenvolvimento do projeto. “Analisamos os players do mercado e nossa escolha recaiu sobre a Nexa Tecnologia, parceira da Cisco, que se destacou com equipamentos robustos para atender ambientes de médio porte, com um custo/benefício muito bom, e cuidados especiais para reforçar a segurança e estabilidade da rede”, salienta Rogério.

“Estávamos confiantes porque a Nexa já tinha um histórico de bons serviços, tanto na Veracel - onde implementou e gerencia até hoje o Service Desk - como na Aracruz Celulose, acionista da Veracel”, destaca Rogério.

Ambiente estável e resultados que se multiplicam - Ele destaca que a Veracel adquiriu um “pacote fechado”, que incluía não só os equipamentos necessários mas também a execução dos trabalhos pelos especialistas da Nexa. “O projeto foi desenhado pela Nexa, que tomou cuidados especiais com os pontos sensíveis – segurança e continuidade. Ela implementou, por exemplo, nos armários de switches, uma alimentação elétrica composta por bancos de baterias inteligentes e gerenciáveis para garantir a permanência dos ativos no ar por até 5 horas”, conta. “A execução do projeto – iniciada em julho de 2004 e finalizada em setembro de 2005 - foi de alta qualidade”. No total, como recorda, foram 33 km de fibra ótica, 45 km de cabos UTP e 64 switches Cisco em 32 armários de rede.

Hoje, a Veracel tem 1800 pontos de rede, 31 pontos de antenas wireless e 700 telefones IPs. “A telefonia IP representou uma mudança de paradigma na Veracel. Não preciso de uma equipe dedicada para manutenção, mudança e instalação de novas linhas e ramais. Basta desplugar e plugar um aparelho num ponto de rede do local desejado”. Ele revela que a empresa usa apenas cerca de 60 telefones analógicos em alguns ambientes insalubres, que utilizam conversores para que se tornem terminais IPs.

Analisando os resultados obtidos em dois anos, Rogério sintetiza: “o ambiente é extremamente estável. Nunca tivemos nenhum problema de comunicação causado pela decisão pró telefonia IP ou em função do desenho da rede, projeto e equipamentos viabilizados pela Nexa Tecnologia”. E adianta que já está prevista – para 2010 ou no mais tardar 2011 - a expansão do backbone.

O gerente de TI revela um “efeito paralelo“ do sucesso do projeto IP implementado na Veracel pela Nexa. “Baseados nos nossos resultados, empresas do nosso setor e de outras áreas passaram a considerar a adoção da tecnologia IP em suas plantas”, comenta Costa. Entre elas, a Aracruz Celulose, que passou a dispor de um ambiente misto IP/analógico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira