Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2008 - 09:29

Porto do Rio Grande lança livro sobre sua história

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), dentro do Projeto "Porto e Barra do Rio grande: uma secular aspiração que se tornou realidade", lançou livro no sábado, dia 16 de novembro: Porto e Barra do Rio Grande: história, memória e cultura portuária, de autoria do professor doutor Francisco das Neves Alves. O lançamento integra o Simpósio Internacional - Porto do Rio Grande: História e Cultura Portuária.

A primeira etapa do Projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), culminou com o lançamento do livro introdutório Porto e Barra do Rio Grande: uma secular Aspiração que se tornou realidade. A segunda etapa está sendo concluída com a realização do Simpósio Internacional e a terceira com o lançamento do segundo livro.

Porto e Barra do Rio Grande: história, memória e cultura portuária, aborda, em dois volumes, totalizando 738 páginas, a formação histórica da cidade do Rio Grande e a de seu estabelecimento portuário as quais constituem dois processos plenamente indissociáveis. O livro passa pela origem da cidade e do porto, pela construção do Porto Velho, dos Molhes da Barra, do Porto Novo e do Superporto, pelo desenvolvimento econômico a partir do porto até a sua importância estratégica para o Rio Grande do Sul.

Conforme Alves, "ao levar a público o livro, o mais importante intento é que a sociedade tenha a oportunidade de conhecer um dos prismas de sua formação histórica, contribuindo para um recorrente processo de edificação da memória e para uma identificação cultural mais acentuada da comunidade para com seu porto".

De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Sinésio Cerqueira, o projeto foi uma maneira que a Suprg encontrou de promover o resgate da história portuária do Rio Grande até os dias atuais, o que era uma lacuna na história do porto rio-grandino. "O porto tem se desenvolvido de maneira espetacular, mas não podemos esquecer o seu passado de lutas para que chegássemos onde estamos", finalizou Cerqueira. | www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira