Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2008 - 10:13

Aletria faz homenagem ao dia do músico e da consciência negra no ‘feira de histórias’

No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico e o projeto “Feira de Histórias” (Feira Tom Jobim - Avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo) não podia deixar de prestar sua homenagem a estes parceiros tão importantes dos contadores de histórias. Para a data, o projeto, promovido pelo Instituto Cultural Aletria, preparou um espetáculo muito especial: “Serenata de Histórias”. A apresentação começa às 11h e termina às 13h e é destinada ao público de todas as idades.

As histórias do espetáculo serão contadas e cantadas por Beatriz Myrrha, Cida Quille, Maria das Graças Augusto, Nane Sardinha, Nina Quirino e Zirlene Silva. Elas prometem encantar o público que estiver presente na Feira e homenagear aqueles que praticam a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento.

Em 22 de novembro comemora-se o Dia de Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos, por isso a celebração do Dia do Músico nesta mesma data. No mesmo dia, também será feita uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Para isso, o projeto convidou o narrador Uraci Micael que irá contar um tradicional conto africano.

Após o “Feira de Histórias”, entre 13h e 15h, o Instituto Cultural Aletria inicia outro projeto no mesmo local, é o “Tom da Feira”. A apresentação deste sábado será com a banda “Samba de Luiz". O sexteto foi escolhido para continuar a homenagem ao Dia da Consciência Negra, com um repertório brasileiríssimo. A banda tem a proposta de fundir o samba com a raiz nordestina, fazendo misturas inteligentes e ousadas de xaxados, baiões, rojões e sambas nordestinos, além de fazer releituras de sambas já consagrados num show muito animado e dançante.

O projeto Feira de Histórias faz parte da revitalização da Feira Tom Jobim, a tradicional “Feirinha do Arnaldo”. A iniciativa visa diversificar e ampliar o público visitante, que aumentou muito depois das apresentações semanais dos contadores de histórias. A entrada é franca e o projeto tem apoio cultural da COPASA.

O Instituto Cultural Aletria é parceiro da Associação dos Expositores da Feira Tom Jobim e tem o objetivo de preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil. É uma Editora e Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, promovendo cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos.

“Feira de Histórias – “Serenata de Histórias”, dia 22 de novembro de 2008 (sábado), das 11h às 13h (Feira de Histórias) – 13h às 15h (Tom da Feira), Av. Bernardo Monteiro, s/n, entre a Av. Brasil e a Rua dos Otoni – Funcionários. Informações: (31) 3296-7903 (Instituto Cultural Aletria - Belo Horizonte – MG). Entrada Franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira