Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2008 - 08:10

Intel prevê mais Mobilidade e Banda Larga em 2009

São Paulo - Em continuidade a um processo iniciado em 2006, a Intel acredita que o mercado para dispositivos móveis, em especial notebooks, continuará com um crescimento forte em 2009. Mercado para o qual em 2008 a Intel trouxe, em Julho, a tecnologia de processador Intel® Centrino® 2, que endereça as principais necessidades dos consumidores, que são: maior desempenho (como o de um desktop); menor consumo de energia, que resulta em maior duração da bateria e melhor capacidade de conexão a redes sem fio em diversos padrões. Em 2008 mais de 25% dos computadores vendidos devem ser notebooks, com um crescimento superior a 100%, se comparado ao ano anterior.

Outra tendência iniciada em 2008 que ganhará força e maior destaque em 2009, devem ser os netbooks, baseados principalmente nos processadores Intel Atom. Estes foram lançados em Junho de 2008 e começam a encontrar espaço como dispositivos que permitem acessar a internet, reforçam o conceito de mobilidade e utilizar algumas aplicações, básicas. O netbooks devem assumir a posição de companheiros dos PCs, na complementação de experiência do usuário, em viagens ou deslocamentos onde não seja necessária a produção de conteúdo ou a utilização de várias aplicações simultaneamente. A mobilidade, com conexões sem fio, baixo peso e bom consumo de bateria, representa o destaque desta nova categoria de produtos.

Ainda é provável que em 2009 vejamos a chegada ao mercado brasileiro dos primeiros Mobile Internet Devices, também baseados nos processadores da família Atom, com um formato para ser levado nos bolsos e focados no acesso a Internet através de diferentes padrões de conexão sem fio.

A Intel acredita que 2009 deva ser um ano muito importante para a expansão das conexões em banda larga, que já em 2008 mostraram forte demanda, acompanhada do crescimento do próprio mercado de PCs e do uso da Internet. “A oferta de banda larga a custos acessíveis para todo o território nacional, atingindo as cidades mais remotas é fundamento para o desenvolvimento e competitivade do país e de sua população, sendo que a Intel aposta nas soluções baseadas em WiMAX, as quais já se destacaram em 2008 em outros países, com nos Estados Unidados e na Coréia” afirmou Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel Brasil.

De acordo com uma análise feita pela Guerreiro Consult, com apoio da Intel, o leilão do espectro remanescente de 2002 e dos novos 100MHz na faixa 3,5GHz pode render ao Brasil um benefício econômico-social avaliado em R$ 22 bilhões, podendo chegar a R$ 38,5 bilhões.

Por último, o segmento de conversores para TV Digital, que promete trazer junto ao conteúdo em alta definição a oportunidade de interativdade e acesso a Internet, deve despontar no novas soluções em 2009. A Intel já fechou acordos, como o feito com a Tecsys, para a produção local de equipamentos deste tipo que promovam a melhor experiência para os consumidores, além da imagem em alta definção.

A Intel [Nasdaq: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira