Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2008 - 08:32

Redes de campo inteligentes elevam a eficiência de processos industriais

As redes de campo inteligentes aumentam a eficiência de processos industriais, reduzem custos operacionais e promovem a manutenção preditiva e/ou pró-ativa. Essa foi a conclusão da mesa-redonda “Inovações em Analítica e Redes de Campo Aplicadas às Indústrias de Celulose e Papel”, promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), durante o Brazil Automation – ISA Show 2008 (SP, 17 a 19 de novembro).

Segundo o engenheiro de desenvolvimento eletrônico da empresa SMAR, Lelis do Amaral Campos Junior, há uma economia nas fases de instalação, operação e manutenção de uma rede de campo inteligente. “Nos custos de engenharia, trabalho de instalação e manutenção, a redução estimada é de até 50%”, afirmou. “Dentre os investimentos necessários, durante a fase inicial, estão os custos com instrumentos e sistemas”, complementou.

Outro benefício das redes de campo inteligentes é o fornecimento de dados, que se tornarão a matéria-prima para a manutenção pró-ativa ou preditiva. “É imprescindível que os profissionais estejam atentos às informações fornecidas pelo sistema para tomarem as decisões necessárias ao processo”, ressaltou.

O objetivo principal do evento, de acordo com o coordenador da comissão técnica de automação da ABTCP, Ronaldo Ribeiro, foi divulgar esse tipo de tecnologia, uma vez que os próximos projetos no setor de celulose e papel tendem a utilizá-la. “É importante que a nossa indústria receba os conhecimentos sobre as redes inteligentes de campo de um público qualificado como é o do Brazil Automation”, finalizou.

Manutenção a partir do uso de equipamentos inteligentes é a melhor opção em plantas industriais - Segundo dados da ARC, instituição internacional de pesquisa em automação, 40% do custo da manufatura são destinados para manutenção. Desse total, 50% são empregados na manutenção corretiva, cujo custo é 10 vezes maior do que a manutenção preventiva. Além disso, 60% da manutenção preventiva são desnecessários e 63% do tempo são gastos investigando “problemas” que não existem. Para solucionar essa perda, os profissionais da área de automação sugerem trabalhar com a manutenção a partir de diagnósticos por equipamentos inteligentes.

Para os palestrantes da mesa-redonda “Inovações em Analítica e Redes de Campo Aplicadas às Indústrias de Celulose e Papel”, promovida pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), durante a Brazil Automation – ISA Show 2008 (SP, 17 a 19 de novembro), as redes de campo inteligentes possibilitam esse tipo de manutenção planejada. “A conseqüência é mais eficiência nos processos produtivos e maior disponibilidade da planta”, enfatizou o engenheiro de desenvolvimento eletrônico da SMAR, Lelis do Amaral Campos Junior.

O gerente de negócios da Invensys, Flávio Bemelman, acrescenta que grandes companhias mundiais de petróleo, de açúcar e álcool, por exemplo, já utilizam redes de campo inteligentes, em Profibus e/ou Fieldbus Foundation.

Brazil Automation – ISA Show 2008, até 19 de novembro de 2008, no Expo Center Norte – Pavilhões Branco 7 e 8, Rua José Bernardo Pinto, s/nº, exposição: 13h às 20h, congresso: 9h às 18h. | Site: http://www.isashow.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira