Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2008 - 09:05

Vitrine Calábria: Produtos Calabreses desembarcam no país

Vitrine Calábria chega a São Paulo e Rio de Janeiro, com programação que traduz os encantos da tradicional culinária calabresa. Dentre os eventos acontece o Festival da Gastronomia, Workshops, Degustações e Rodadas de Negócios, com o objetivo de promover, aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas desta Região do Mediterrâneo com o Brasil. O programa é promovido pela Região da Calábria, em parceria com o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior).

Do ponto de vista econômico, Itália e Brasil vêm estreitando as relações nos últimos anos, incrementando o intercâmbio comercial. A Itália busca no exterior a expansão de suas pequenas e médias empresas, já que a demanda interna não comportava mais a escala necessária para reduzir custos e compensar investimentos. Enquanto empresas, em outros países, investem em alta tecnologia para oferecer quantidade a preço baixo, os italianos provam que seus produtos - queijo, vinho, salame, azeite, presunto, conservas etc. - agregam atributos da tradição, expressando valores culturais específicos das regiões de origem.

No Festival de Gastronomia Calabresa, dois restaurantes envolvidos no projeto (Vinheria Percussi em São Paulo - 25 a 30 de novembro e Restaurante Fratelli no Rio de Janeiro - 27 a 30 de novembro) contemplam seus clientes, durante quatro dias, com cardápios criados com ingredientes e receitas genuínas da região, especialmente trazidos ao Brasil para a ocasião. Em São Paulo, o chef calabrês Carmelo Flaviano e a chef Silvia Percussi, comandam a cozinha a quatro mãos da Vinheria Percussi. Quem assina a cozinha do Rio de Janeiro é o chef Massimo Torresan, no restaurante Fratelli.

Vitrine Calábria trouxe ao país dez empresas com seus destacados produtos, como vinhos, azeites extra virgem, pães, massas, castanhas, conservas em azeite e vinagre, antepastos calabreses, alcaparras, alcachofras, pepinos, “funghi di bosco”, berinjelas, azeitonas, pimentas, tomates secos, patês, atuns “Yellowfin” (barbatanas amarelas) e derivados da pesca, licores e água mineral com nascente na cidade de Grimaldi (província de Cosenza na Calábria).

Para diretor no Brasil do ICE- Instituto Italiano para o Comercio Exterior, Giovanni Sacchi, é importante apresentar a qualidade e a excelência destes produtos “Made in Italy” para os brasileiros. Neste intercâmbio comercial, as empresas não querem só vender, querem vir ao país, investir, produzir, abrir novos mercados. “ Vitrine Calábria irá mostrar os atributos desta cozinha aos empresários e consumidores brasileiros”.

A delegação calabresa recebeu o apoio, no Brasil, do ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, agência do Governo Italiano ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, que através dos seus 160 escritórios espalhados em 85 países, garante apoio e promove o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália em todo o mundo, sobretudo às pequenas e médias empresas e seus consórcios de exportação.

Vinhos, Licores e Destilados: Casa Vinicola Criserà, Senatore Vini, Distillerie F.lli Caffo | Massas, Biscoitos e Bolachas: Colacchio Food, Pastangotti, Pastificio LaPorta | Azeites e Conservas: Attinà, GiacintoCallipo Conserve Alimentari, Muraca | Água: Acqua Pura-Sorgente dell´Amore.

Rodadas de Negócio para distribuidores de produtos agro-alimentares e vinhos.: São Paulo, dia 24 de novembro, Rodada de negócio: das 15h às 16h, L’Hotel – Alameda Campinas, 266. Degustação especial realizada pelos produtores: das 16h às 18h.

Rio de Janeiro, degustação especial realizada pelos produtores: das 16h às 19h , no Hotel Pestana Rio Atlântica – Av. Atlântica, 2964 – Copacabana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira