Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2008 - 09:15

Mercado brasileiro de outsourcing de impressão cresce 13% em 2008

Pequenas e médias empresas adotam o serviço e incrementam resultados.

São Paulo– O Brasil continua à frente dos países latino-americanos na área de terceirização de impressão. O mercado, embora mais maduro, permanece aquecido, tanto que, em 2008, deverá alcançar uma taxa de crescimento de 13%, contabilizando um total de 14 bilhões de páginas impressas. Em 2007, o país cresceu 16% em outsourcing de impressão e imprimiu 11 bilhões de páginas.

Essas informações constam do estudo Latin America Printing Outsourcing 2008, realizado pela IDC, em que o Brasil responde por quase 60% desse mercado na América Latina, seguido pelo México.

Luciano Crippa, analista da IDC responsável por esse estudo, informa que o grande destaque do ano no mercado brasileiro foi justamente a entrada desse serviço no segmento das pequenas e médias empresas, que já respondem por aproximadamente 23% do movimento nessa área. “Isso fez com que os canais que antes atuavam apenas na comercialização simples dos produtos, passassem a oferecer essa modalidade de serviço, experimentando grande expansão no atendimento da demanda proveniente do SMB”, esclarece Crippa.

Segundo ele, as grandes empresas já utilizam amplamente o outsourcing de impressão. Algumas, inclusive, estão partindo para uma segunda etapa, mais madura, que busca a tercerirização dos processos de negócios (BPO), mas a maioria dos contratos fechados ainda visam redução de custos, o grande impulsionador do crescimento desse serviço.

Hoje, os segmentos de manufatura e finanças ainda detêm boa parte da demanda do outsourcing de impressão, mas – de acordo com o analista da IDC - o governo representa uma grande oportunidade de venda nessa área. “Esse segmento se posiciona entre os quatro maiores investidores em tecnologia no Brasil, mas ainda conta com poucas iniciativas na contratação de serviços de TI. O que se espera, a partir de 2009, é que o governo concretize investimentos nessa área”.

Para o analista da IDC, “o mercado de terceirização de impressão deveria crescer um pouco mais em 2008. No entanto, com a crise econômica mundial algumas empresas estão postergando a negociação dos contratos para o próximo ano. Ainda assim, as prestadoras de serviço fecharão o ano de forma positiva, mas um pouco abaixo do esperado”, conclui.

Perfil da IDC - IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de mil analistas, distribuídos em mais de 100 países, e há mais de 44 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. | www.idclatin.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira