Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2008 - 09:28

Partideiros do Cacique são atração do Mal do Século no feriado


O grupo Partideiros do Cacique se apresenta nesta quinta-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra e feriado de Zumbi dos Palmares, no Café Cultural Mal do Século. O repertório dos bambas inclui composições imortalizadas por Pixinguinha, Almir Guineto, Cartola, Dona Yvone Lara, Candeia, Aniceto, Monarco & Ratinho, Neoci, Wilson Moreira e Ney Lopes, entre outros compositores, sambistas e partideiros que influenciaram os integrantes do grupo: Banana, Carlinhos Tchatchatcha, Marcinho do Pandeiro, Marcio Vanderlei, Bruno Sales e Marcos Leandro.

O Mal do Século fica na Rua do Rezende, 26 – Lapa (entre as Ruas Gomes Freire e Lavradio, Centro do Rio de Janeiro). Ingressos a R$ 12. O show começa às 21h. A casa tem capacidade para 400 pessoas.

O GRUPO.: Carlos Alberto da Silva Leite (Carlinhos Tchatchatcha): Voz e Surdo - De tanto cantar o jingle da extinta Casas da Banha nos intervalos dos shows da banda de MPB Artemanha, na qual começou a tocar percussão aos 16 anos, Carlos Alberto da Silva Leite ganhou o apelido de Tchatchatcha, nome já devidamente registrado no Sindicato dos Músicos. O samba entrou em sua vida quando passou a freqüentar algumas rodas, principalmente a do Cacique de Ramos. A identificação com o ritmo foi instantânea, já que cresceu ouvindo a cantoria da mãe e dos tios sambistas. Hoje ele domina todos os instrumentos de percussão, mas é com o surdo que Carlinhos Tchatchatcha marca sua presença nos shows das Velhas Guardas da Portela, Mangueira e Salgueiro e, pontualmente, nas apresentações de Arlindo Cruz, Wilson Moreira, Dorina, Noca e Nelson Sargento.

Henrique Hatischvili (Banana) Tantã - O samba corre, literalmente, em suas veias. Neto de João da Baiana e filho de Neoci, fundador do Fundo de Quintal e um dos autor de "Vou Festejar", Henrique cresceu numa casa que recebia visitas constantes de gente como Mussum, Jorge Aragão, Almir Guineto e Alcione. Da infância, ele se lembra das quartas-feiras no Cacique de Ramos, que começavam com o futebol e iam até tarde da noite com as rodas de samba. São recordações como essa que levaram Banana a largar o que fazia antes e seguir a tradição da família no samba quando Bira Presidente, do Fundo de Quintal, convidou-o para formar o Partideiros do Cacique. Já participou de shows de Sombrinha, Arlindo Cruz e Alcione, com quem também gravou CD e DVD, e gravou CD com Joana. Músico da banda do Jorge Aragão e das Velhas Guardas da Mangueira, Portela e Salgueiro.

Marcio Pereira da Silva (Marcinho do Pandeiro): Pandeiro - Criado no bairro de Pilares com Dudu Nobre e Anderson Leonardo (Molejo), Marcio Pereira da Silva tinha apenas 12 anos quando ele e seu irmão Neni se juntavam aos amigos para batucar. Já naquela época não era difícil imaginar a trajetória de Marcinho do Pandeiro. Aos 17, foi tocar com a cantora Simone, com quem correu o mundo fazendo shows por quatro anos. Já participou de shows de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz e, atualmente, apresenta-se também com Marquinhos de Osvaldo Cruz e as Velhas Guardas da Mangueira, Portela e Salgueiro. Autodidata, sua desenvoltura com o pandeiro é inspirada em Bira Presidente, do Fundo de Quintal, por quem Marcinho do Pandeiro é carinhosamente chamado de afilhado.

Marcio Vanderlei: Voz, Banjo e Cavaquinho - Desde que se entende por gente ele tem verdadeiro amor à música. Aos 18 anos, rendeu-se aos encantos do cavaquinho e teve sua primeira aula com Alípio Bicalho, o Mestre Binha, um dos músicos de Clara Nunes e seu grande ídolo. Aluno aplicado, Marcio Vanderlei formou-se em harmonia pelo CIGAM e aprendeu a fazer seus próprios instrumentos. Depois de duas décadas no batente como serígrafo, decidiu viver apenas da música quando virou titular da banda de Beth Carvalho, há quatro anos. O currículo é invejável: já acompanhou feras como Mestre Marçal, João Nogueira, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Sombrinha, Mauro Diniz, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Dona Yvone Lara, Elza Soares, Marquinhos de Osvaldo Cruz, Dorina, Noca e Velha Guarda da Portela. Ele não freqüentava o Cacique de Ramos na época da geração anterior à sua e demonstra grande sensibilidade ao dizer que sente saudade de algo que não conheceu. Sentimento esse que é no mínimo curioso, pois hoje não há quem chegue às rodas do Cacique aos domingos e não admire a habilidade de Marcio Vanderlei no banjo e no cavaquinho.

Bruno Sales:Voz e Repique de Anel - Neto de seu Oscar Zacarias, vice-presidente da "Em Cima da Hora", Bruno é cria dos terreiros de samba de partido alto. Sobrinho e afilhado do grande intérprete Reinaldo, o Príncipe do Pagode, passou durante a infância menos tempo nos campinhos de futebol ou soltando pipas nas ruas do que nas rodas de samba acompanhado de seus tios, mãe e avó. Foi bem cedo que pegou num tamborim pela primeira vez - e foi por pura gaiatice, assim como quem não quer nada. Mas com a destreza de quem realmente nasceu para aquilo, acompanhou a batucada até o fim, despertando a atenção de todos. Passou a tocar profissionalmente integrando o grupo do "Pagode do Guanabara". Participou das gravações do CD do Pagode da Tia Doca e DVD do Samba do Trabalhador, de Moacyr Luz. Tocou com grandes nomes do samba como Reinaldo e Arlindo Cruz, e foi lá mesmo no Guanabara que chamou a atenção de Beth Carvalho tocando tantan e surdo, passando a integrar sua banda. Deste trabalho surgiram experiências maravilhosas, como a gravação dos DVDs "Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia", um grande sucesso atual, e "Beth Carvalho no Municipal volume 2", ainda a ser lançado neste ano de 2008.

Marcos Leandro: Voz e Violão 7 cordas - Nasceu em uma família de músicos, com o pai percussionista e o avô acordionista. Os primeiros passos foram dados em 1995: com influências de percussão e harmonia ficava difícil escolher qual caminho traçar. Optou, então, pelo cavaquinho instrumento que tocou durante muitos anos. Mas foi no violão que esse músico aperfeiçoou todo seu talento e pôde acompanhar grandes nomes como Alcione, Emílio Santiago e a Velha Guarda da Portela. Ao lado de Martinho da Vila, gravou a novela O Clone.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira