Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2008 - 08:41

Líderes da indústria de redes unem-se para desenvolver serviços de 100 GbE

Internet2, ESnet, Infinera, Juniper Networks e Level 3 Communications unem-se em iniciativa de desenvolvimento de serviços de 100 GbE, para atender à ampla demanda por banda larga de aplicativos de pesquisas científicas, entre outros

São Paulo– As empresas Internet2, ESnet, Infinera, Juniper Networks e Level 3 Communications anunciam o acordo para o agressivo desenvolvimento e para o teste conjunto das tecnologias emergentes de 100 Gigabit Ethernet (GbE). A iniciativa será baseada em tecnologias recém-saídas de laboratórios, para criar um campo de testes de 100 GbE, nas redes da Internet2 e ESnet, com uma capacidade operacional acima disso.

Esses esforços conjuntos de desenvolvimento une a liderança técnica da Level 3 Communications, Infinera e Juniper Networks, bem como a experiência ímpar da ESnet e da Internet2 no suporte a comunidades de pesquisas com suas imensas necessidades de rede. A iniciativa destaca a liderança dessas organizações na busca por assegurar que as comunidades de pesquisas e de educação tenham a capacidade e a velocidade de rede necessárias para que avancem em campos como a telemedicina e as pesquisas climáticas, entre outros.

“Hoje, os pesquisadores deixaram os laboratórios locais para colaborar em escala global. O massivo tráfego de dados gerado por esse novo ambiente vem conduzindo um crescimento exponencial das necessidades de redes de nossa comunidade, que poderia utilizar serviços de 100 GbE já em 2010”, disse Rob Vietzke, diretor executivo de serviços de rede da Internet2. “Junto a nossos colaboradores, estamos trabalhando para tornar a 100 GbE uma realidade, de forma que os pesquisadores nunca serão impedidos de avançar por conta de sua localização geográfica ou demandas por largura de banda.”

Em 2006, a Internet2 anunciou um acordo com a Level 3 Communications para desenvolver uma nova rede de alcance nacional, desenvolvida para adicionar capacidade para atender às crescentes necessidades dos membros da Internet2. A Internet2 e a rede de ciências energéticas (ESnet), do Departamento de Energia, também anunciaram uma parceria para desenvolver uma rede de próxima geração sob a infra-estrutura compartilhada da Internet2. Ambas as redes já experimentaram um rápido crescimento e, conforme a colaboração global continua crescendo em praticamente todas as disciplinas de pesquisa, ela torna o caminho aos serviços de 100 GbE o próximo passo natural nessa evolução.

“Atualmente, as descobertas científicas dependem muito da facilidade de acesso a dados. Os usos tradicionais em áreas como física e pesquisas relacionadas a mudanças climáticas indicam que os pesquisadores, em breve, irão saturar os atuais links dedicados de 10 Gbps. Esse importante esforço assegura que nossos pesquisadores terão disponíveis as mais avançadas capacidades de rede dentro dos próximos anos, para realizar novas descobertas até então inimagináveis”, disse Steve Cotter, presidente da ESnet.

Jack Waters, diretor de tecnologia da Level 3 acrescentou: “As comunidades de pesquisas e educação continuam controlando os limites das redes. Estamos orgulhosos de poder dar suporte a um projeto com este, que leva a indústria ao desenvolvimento da tecnologia de 100 GbE. O contínuo comprometimento da Level 3 com investimentos em rede garante uma infra-estrutura altamente confiável e escalável, que será fundamental para o teste e o desenvolvimento de uma plataforma viável de serviços de 100 GbE.”

No suporte ao desenvolvimento, a Juniper Networks planeja envolver o roteador de core líder da indústria, o T1600. Único roteador de core com suporte a 100 Gbps do mercado, o T1600 garante proteção de investimentos sem igual e uma simples migração para os 100 Gbps. Com a capacidade de 100 Gbps por slot, o T1600 garante que a Internet2 e a ESnet implementem, de maneira fácil e rápida, as interfaces 100 Gbps ao migrarem para a plataforma.

“Uma vez que nossos clientes de pesquisa e educação demandam cada vez mais capacidade de rede em seus projetos, tecnologias como a de 100GbE pode ajudá-los a ampliar suas redes de forma rápida e eficiente”, afirma Opher Kahane, vice-presidente sênior da Unidade de Sistemas High End da Juniper Networks. “Estamos orgulhosos em ser parte desta iniciativa inovadora, para o desenvolvimento de tecnologias 100 GbE baseadas em nosso roteador de core T1600.”

A Infinera planeja desenvolver interfaces de 100 GbE para as já existentes redes ópticas da Internet2 e da ESnet. Há algum tempo, a Infinera lidera o mercado de tecnologias de 100 GbE. Dois anos atrás, a Infinera colaborou com a Level 3 para demonstrar os primeiros projetos de padrões de implementação dos serviços de 100 GbE em tempo real, sobre uma rede, e continua demonstrando essa capacidade em uma série de fóruns.

“Os sistemas ópticos da Infinera lideram a indústria no que diz respeito à largura de banda e à escalabilidade, e estamos muito satisfeitos em poder dar o suporte necessário à Internet2, ESnet e Level 3, conforme elas se movem agressivamente no sentido de tornar a 100 GbE uma realidade totalmente operacional”, diz o diretor de tecnologia Drew Perkins.

O caminho para os padrões - O desenvolvimento de padrões para 100 GbE é uma parte fundamental do processo para suportar o desenvolvimento abrangente e de boa eficiência de custo da tecnologia 100 GbE. O IEEE está atualmente prevendo um acordo da indústria sobre o padrão 100 GbE, para 2010. As partes irão suportar os esforços para não apenas criar um padrão, mas também implementá-lo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira