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20/11/2008 - 09:05

Renosa e Instituto Coca-Cola Brasil firmam parceria com Instituto

Ayrton Senna e investem no Ensino Fundamental do Maranhão .

A Renosa - fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nos estados do Mato Grosso, Maranhão, norte do Tocantins e oeste de Goiás - e o Instituto Coca-Cola Brasil firmaram parceria com o Instituto Ayrton Senna e irão investir R$ 8,2 milhões, nos próximos quatro anos, no projeto Educação Campeã, composto por programas educacionais que visam a melhoria do Ensino Fundamental no Maranhão.

O anúncio do projeto foi feito hoje, às 9hs, na sede da Renosa, em São Luis. Estiveram presentes o Governador do Estado, Jackson Lago, o Secretário de Estado de Educação, Lourenço Vieira da Silva, o diretor presidente da Renosa, Ricardo Mello, o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, o diretor superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil, Marco Simões, e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

A parceria, que conta com o apoio do Governo do Estado, pretende beneficiar mais de 500 mil alunos. “Queremos investir, junto com o Governo, para reposicionar o estado do Maranhão em termos educacionais”, diz Ricardo Mello, diretor presidente da Renosa. O Maranhão está entre os estados com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no País. Para o Governador Jackson Lago, a parceria será muito positiva para o estado: “Estamos muito felizes com este projeto que irá beneficiar um número grande de crianças e jovens do estado. Acabamos de inaugurar uma nova escola em Itapicuru, e é com orgulho que anuncio que ela se chamará Ayrton Senna”, disse.

O Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Educação do Estado, através da parceria com a Renosa e o Instituto Coca-Cola Brasil, vão implementar soluções educacionais qualificadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação. O Educação Campeã será calcado em quatro programas: Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e Gestão Nota 10. O primeiro programa, que começa ainda este ano, é o Gestão Nota 10 que, juntamente com as equipes escolares, das regionais de ensino e da Secretaria de Educação, introduz rotinas gerenciais no processo educacional.

Dados do Instituto Ayrton Senna mostram que hoje, no Brasil, há 33 milhões de crianças matriculadas no Ensino Fundamental. Desse total, 30% repetem ou abandonam a escola todos os anos, o que significam quase sete milhões de crianças com futuro comprometido. “As oito séries do Ensino Fundamental têm sido cursadas, em média, em onze anos. Ou seja, são três anos perdidos que, além de prejudicarem o sucesso escolar do aluno, comprometem a auto-estima e a autoconfiança quanto à capacidade que ele tem de aprender”, explica Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. “O ensino tem que ser excelente sem deixar de ser público, e a educação pública é responsabilidade de todos nós. O Instituto Ayrton Senna, a Renosa e o Instituto Coca-Cola Brasil não estão aqui para tomar o lugar do Governo. Só estamos assumindo uma responsabilidade que também é de todos nós”, afirmou.

O programa Gestão Nota 10 firma parcerias para capacitar as equipes das escolas e das secretarias de educação para serem gerentes do sucesso de cada aluno. Já o Se Liga propicia ao aluno matriculado na primeira fase do Ensino Fundamental oportunidade para desenvolver habilidades relativas ao domínio da leitura e da escrita. O programa Acelera Brasil oferece ao aluno alfabetizado, com, no mínimo, dois anos de distorção idade/série, e matriculado nas três primeiras séries do Ensino Fundamental (de oito séries) a oportunidade de desenvolver as habilidades relativas à primeira fase do Ensino Fundamental, para que possa chegar o mais próximo possível da série correspondente à sua idade, continuando os estudos. O Circuito Campeão objetiva a qualificação da aprendizagem dos alunos matriculados na primeira fase do Ensino Fundamental, por meio de processos gerenciais e pedagógicos, principalmente através da adoção de políticas públicas de alfabetização e acompanhamento para evitar o analfabetismo, a repetência e a evasão, de maneira a garantir a permanência e o sucesso dos alunos.

“O Instituto Coca-Cola Brasil apóia programas transformacionais. Por isso, estamos juntos com o Instituto Ayrton Senna e com a Renosa no Educação Campeã, projeto que irá levar qualidade à educação, que é a base do desenvolvimento social”, diz Marco Simões, diretor superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil.

O Instituto Coca-Cola Brasil investe em educação desde 1999, quando implantou o Programa de Valorização do Jovem com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. Até hoje, já foram beneficiados mais de 23 mil estudantes do Ensino Fundamental em nove estados brasileiros. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, alunos do 6º ao 9º anos com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos do 1º ao 5º anos, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 0,7% contra uma média nacional de cerca de 7,5% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

“O Sistema Coca-Cola Brasil está cada vez mais empenhado em fazer a diferença nos mercados, no meio ambiente e nas comunidades em que atua. Como parte desse sistema, a Renosa toma para si o mesmo compromisso. Para nós, o crescimento sustentável só acontece quando estamos engajados e contribuindo com os temas relevantes para as comunidades em que estamos inseridos”, expõe Ricardo Mello, diretor presidente da Renosa.

Perfil da Renosa - O grupo Renosa faz parte do sistema Coca-Cola Brasil. Franqueado da Coca-Cola há 31 anos, fabrica e distribui os produtos da Coca-Cola e Femsa Cervejas no estado de Mato Grosso, Maranhão, norte de Tocantins e oeste de Goiás. Faz-se presente também no estado de São Paulo, através de sua participação na Sorocaba Refrescos S/A, fabricante da Coca-Cola para Sorocaba, Itu, Itapetininga, Salto e região. Junto com o Instituto Coca-Cola Brasil, a Renosa desenvolve em sua região o Programa de Valorização do Jovem, Programa Reciclou-Ganhou, Restaurante Prato Popular e Semana do Otimismo que Transforma. | Site www.institutococacolabrasil.org.br.

Perfil doSistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

Além de estar presente na vida de grande parte da população através de seus produtos, a Coca-Cola Brasil atua de forma responsável e ética, sempre buscando a sustentabilidade em seus negócios, que também beneficie a sociedade e preserve o meio ambiente. O Instituto Coca-Cola Brasil gerencia os programas educacionais e ambientais de perfil transformacional do Sistema Coca-Cola Brasil. | Stes www.institutococacolabrasil.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Perfil do Instituto Ayrton Senna - O Instituto Ayrton Senna atua desde 1994 com o objetivo de desenvolver o potencial das novas gerações. Para isso implementa programas educacionais que já atenderam 9.473.209 crianças e jovens, em 25 estados brasileiros, com 468.209 educadores capacitados. É a única organização não-governamental no mundo a receber o título de Cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano, da rede de cátedras da UNESCO. | Site: www.senna.org.br.

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