Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2008 - 09:25

Iveco recebe prêmio “Destaque no Marketing de 2008”

Iveco é vencedora na categoria “Marketing Institucional”, Prêmio é iniciativa da Associação Brasileira de Marketing & Negócios - ABMN . A Iveco, montadora de caminhões que mais cresce no Brasil, é uma das vencedoras da edição de 2008 do Prêmio Destaque no Marketing, promovido pela ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios. A Iveco foi premiada na categoria Marketing Institucional, que leva em conta ações ou campanhas que contribuíram para a construção ou consolidação da marca corporativa no Brasil.

Este ano a organização do prêmio, que conta com o patrocínio da Rede Record de Televisão, registrou um crescimento de 20% no número de participantes e de 15% em trabalhos inscritos. Segundo a ABMN, os jurados elogiaram a qualidade geral dos projetos concorrentes, o que por um lado dificultou a escolha dos vencedores, mas por outro evidenciou o crescimento nos investimentos voltados para a sustentabilidade empresarial e o compromisso com a responsabilidade social.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 5 de dezembro, no hotel InterContinental, no Rio de Janeiro. A festa tradicionalmente é marcada por uma competição paralela, denominada “A Torcida Mais Animada”. Criada em 1999, a disputa leva em conta a alegria, espontaneidade e criatividade das torcidas.

Aceleração: a estratégia que levou a Iveco ao prêmio - Em 2007, o executivo Marco Mazzu assumiu a direção da Iveco, tendo como missão chegar a 10% de market share em 2010. Para enfrentar esse desafio, a Iveco criou uma área de comunicação estruturada em uma diretoria, passando a trabalhar em sinergia com o marketing. Foram definidos cinco pilares de sustentação da marca: Excelência em Assistência ao Cliente, Novos Produtos, Clientes-chave, Sucesso Mundial produzido no Brasil e Visibilidade para a marca.

A diretoria de Comunicação passou a coordenar as reuniões mensais de estratégia de marca. A nova área nasceu com o conceito de comunicação 360 graus, que gera grande impacto e tem efeito multiplicador. A partir dessa estrutura, foram desenvolvidas ações de comunicação interna, externa e publicidade e propaganda.

Foram criados, a partir do 2º semestre de 2007, vários canais de comunicação que são alinhados e se complementam. O Jornal Mural divulga, semanalmente, informações relevantes e relacionadas ao dia-a-dia da empresa. O jornal impresso Nosso Espaço publica, a cada mês, notícias sobre a Iveco e relata o desempenho dos seus profissionais. Já a intranet é um canal de comunicação direto com os colaboradores com atualização diária e interativa, que disponibiliza informações sobre a empresa e possibilita a integração das áreas.

Há ainda a Reunião Professional, presidida pelo corpo diretivo da empresa, quando mensalmente 170 profissionais líderes e alguns colaboradores-chave são envolvidos para discutir as principais ações, resultados e metas da Iveco. Após a reunião, 12 multiplicadores replicam o resumo dessas informações. Além disso, a Iveco foi, por exemplo, a primeira montadora de caminhões do Brasil a criar um programa de sustentabilidade, o Próximo Passo, alinhado à sua estratégia de marca.

A nova política de comunicação e marketing da Iveco não só apresenta resultados como já está sendo reconhecida. Motivada pelo conceito "Juntos na mesma paixão", a Iveco lançou uma campanha de comunicação, com Felipe Massa, com foco 360º que contempla todos os seus públicos até o final deste ano. O objetivo é mostrar as mais recentes linhas de caminhões leves e pesados da marca e destacando o trabalho em direção à qualidade e investimentos em tecnologia para conquistar ainda mais a confiança do mercado.

O ano de 2008 para a Iveco - Em 2008, a Iveco cresceu quatro vezes mais que o mercado de caminhões no Brasil, e suas vendas foram 40% maiores que em 2007. Em junho, a montadora inaugurou seu Centro de Desenvolvimento de Produto, que permitirá à Iveco lançar duas linhas de produtos por ano nos próximos três anos, tornando-se assim, uma empresa full-liner na América Latina.

Além disso, a Iveco lançou também em 2008 dois veículos Daily no Brasil. Um deles o 45S14 e o outro o 70C16, caminhão leve na faixa de 7 toneladas de PBT (Peso Total Bruto), ambos totalmente desenvolvidos no Brasil; e o Trakker, caminhão pesado off-road para os segmentos canavieiro, madeireiro, de mineração e construção civil, também produzido em Sete Lagoas, MG.

O marketing de relacionamento da Iveco também foi reforçado com a estréia da Scuderia Iveco na Fórmula Truck. A cada etapa da competição, o Hospitality Center da equipe é mais disputado por clientes, parceiros e convidados. A organização da Scuderia Iveco foi premiada como Melhor Equipe pela Fórmula Truck nas etapas de São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

Prêmio Destaque no Marketing - Instituído em 1972, o prêmio tem como objetivo reconhecer o sucesso de empresas e profissionais das mais diversas atividades, além de expandir a idéia da importância do marketing em nossa sociedade. Para criar o Troféu do Destaque no Marketing, a ABMN buscou na mitologia grega o simbolismo da conquista, do compromisso e do sucesso: as Asas de Mercúrio. Além disto, a simbiose obtida com a integração das asas e a mão humana simbolizam o desejo do homem em realizar com criatividade.

O julgamento dos trabalhos é realizado pela diretoria do evento. As categorias do prêmio são: Produtos, Marketing Promocional, Serviços, Entretenimento, Tecnologia da Informação e Internet, Terceiro Setor, Indústria de Energia, Empresa de Comunicação e Telecomunicação e Marketing Institucional.

Iveco - A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc. A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália, Brasil, Argentina e África do Sul. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira