Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2008 - 10:13

Desvalorização do Real tem impacto positivo para as indústrias de Manaus

Lançamento de linhas de produtos Dynacom sofrem menos concorrência dos importados .

São Paulo - A desvalorização do Real perante o dólar, motivada pela forte oscilação que marcou os últimos 60 dias, colocou, no curto prazo, as indústrias que utilizam matéria-prima importada diante de uma situação difícil. Por outro lado, essa mesma desvalorização tem criado uma vantagem competitiva para as indústrias brasileiras, em comparação com os concorrentes asiáticos, onde a moeda americana continua no mesmo patamar de câmbio em relação às moedas locais de antes da crise. Quando o dólar sobe, é comum os preços dos produtos importados -- ou que usam componentes vindos de fora -- aumentar. Mas como os produtos manufaturados agregam nos seus custos também os de mão-de-obra, o custo final se torna maior nos produtos importados quando comparados com os produzidos no Brasil.

Nesse cenário, além da utilização de mão-de-obra local, o uso de componentes nacionais passa a ser uma vantagem competitiva adicional para a indústria. Esse é o caso da Dynacom, marca nacional de eletroeletrônicos que produz em Manaus videogames e media players. "Em momentos como este, em que a desvalorização do Real perante o dólar nos obriga a recorrer ao aumento de preços, percebemos como é importante ter a fabricação local da nossa linha de produtos, com a utilização de insumos nacionais na sua produção, para fazer frente à concorrência dos importados", destaca Claudio Mirotti, da Dynacom.

No caso dos importadores, por exemplo, a tendência é os distribuidores repassarem a alta total do dólar para o preço final dos produtos vendidos no país. Isso deverá ampliar a participação das empresas nacionais no mercado. "Neste cenário, estamos ‘desengavetando’ projetos já aprovados pela SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus - e lançando para 2009 outras linhas de produtos que no panorama anterior de dólar baixo, favorecia os importadores. Assim, ampliaremos nossa produção e continuaremos mantendo preços competitivos e produtos de qualidade", garante Mirotti.

Perfil da Dynacom - No mercado desde 1981, a Dynacom é uma marca nacional orientada para a qualidade de seus produtos e comprometida com a satisfação plena de seus consumidores. Atuando em três linhas: Entretenimento, Eletroeletrônicos e Comunicação, a Dynacom abrange uma extensa gama de produtos como Home Theaters, MP3s, vídeo games, jogos virtuais, telefones, entre outros. Seu público-alvo abrange crianças, adolescentes, adultos e empresas corporativas. | www.dynacom.com.br ou ligue para o SAC (11) 3366-9166.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira