Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2008 - 10:24

Exposição filatélica reúne colecionadores em São Paulo

A sexta edição da Sulbrapex, Exposição Filatélica Sul-Brasileira. A mostra ficará aberta até o dia 29 de novembro, das 9h às 17h, no Prédio Histórico dos Correios, em São Paulo, e a expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas passem pelo local nos oito dias da exposição que acontece no próximo sábado (22) começa em São Paulo.

A Sulbrapex é um dos principais eventos filatélicos do ano e reúne 92 expositores de selos de seis Estados - São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo - além de comerciantes filatélicos de diversas cidades. O objetivo é conquistar medalhas que garantam a participação em concursos filatélicos internacionais, em especial, a Lubrapex 2009, que será realizada em Lisboa, Portugal. Além de visitação à exposição, a programação inclui projeção de filme, teatro interativo, oficinas de montagem de coleção de selos e de arte-postal.

O evento também comemora os 165 anos do Olho-de-Boi, primeiro selo postal brasileiro e segundo do mundo. Na cerimônia de início da Sulbrapex – que será realizada dia 22, às 10h30 – será lançado o selo dos 200 Anos do Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios, o último da Série 200 Anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, que tanto enriqueceu a Programação de Selos 2008.

Na abertura da exposição o senhor Samuel Napchan, engenheiro civil residente em São Paulo, fará a doação de seu acervo composto de selos e peças filatélicas de Israel ao Museu Nacional dos Correios, fato que representa o nobre gesto de quem sintetizou as suas origens e a grandiosidade de uma nação por meio do material que será doado.

Sobre o selo - O selo “200 Anos do Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios” simboliza o último Regulamento comum a Brasil e Portugal, vigorando em terras portuguesas até 1826, e em território brasileiro até bem depois da Independência, quando D. Pedro I decretou uma nova reorganização dos serviços postais, por meio do Regulamento do Correio do Brasil, de 5 de março de 1829.

A emissão apresenta, como imagem de fundo, uma correspondência de época, tendo sobreposta parte das terras banhadas pelo Atlântico, do mapa-múndi. As rotas marítimas, assinaladas em vermelho, indicam a comunicação postal, simbolizada no pombo-correio. Na parte inferior, em destaque, na cor azul utilizada pelos Correios, vê-se a logomarca da Empresa e a indicação da conquista histórica do Serviço Postal brasileiro, nos 200 anos da Decisão Régia que o aprovou. Foi utilizada a técnica de computação gráfica. A tiragem é de 10.200.000 selos, ao preço de R$1,00 cada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira