Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2008 - 10:32

BHS Helicópteros assina acordo com SNA para aumentar segurança de vôos

Empresa é a primeira no setor de táxi aéreo a ter um programa de análise de dados aprovado pelo sindicato dos aeronautas.

São Paulo- Em uma iniciativa conjunta, visando prevenir incidentes e acidentes, a BHS Helicópteros e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) fecharam no dia 17/11 acordo para implantação de um Programa de Acompanhamento e Análise de Dados de Vôo (em inglês, FDM – Flight Data Monitoring) na empresa. A BHS é a primeira e única empresa de táxi aéreo do país a ter um programa deste tipo aprovado pelo SNA. Ele funcionará através da análise de dados e parâmetros coletados nos registradores de vôos instalados a bordo das aeronaves e transmitidos para as estações de solo da empresa.

"Nosso objetivo é aprimorar as condições de segurança no transporte de passageiros e de cargas em nossas aeronaves", diz Décio Galvão, diretor-executivo da BHS. "O setor aeronáutico exige aperfeiçoamento constante de suas ações. Demos um passo importante neste sentido com nosso Flight Data Monitoring".

Galvão explica que a implantação do programa está sob a responsabilidade do setor de Segurança de Vôo da BHS, subordinado diretamente à diretoria executiva da empresa. "É uma iniciativa positiva tanto para nossos clientes como para nosso quadro de funcionários", destaca o diretor.

O acordo com o SNA foi selado com a presença de sua presidente, Graziella Baggio, que durante todo o processo de negociação demonstrou a legítima preocupação com os direitos dos tripulantes e o incremento da segurança operacional da empresa.

Segundo Galvão, o sindicato ajudou na elaboração do protocolo de operação do sistema, com avaliações criteriosas. "A proximidade com o SNA foi importante para que pudéssemos conferir transparência ao processo e confiança para os nossos tripulantes, com um perfeito alinhamento do nosso trabalho às normas brasileiras", afirma Galvão.

O sistema adquirido pela BHS, denominado “CHC FDM”, foi fabricado pela empresa Aerobytes e desenvolvido pela canadense CHC, uma das principais operadores de helicópteros Offshore do mundo. O sistema é capaz de coletar dados digitais que resultam em mais 170 parâmetros técnicos que permitirão vários tipos de análises, tais como:- Análise estatística das excedências ao padrão operacional pré-definido | - Prevenção de incidentes e acidentes, nos termos das normas nacionais e internacionais que disciplinam o tema | - Análise estatística de determinados parâmetros operacionais | - Análise de determinados parâmetros para ações de engenharia e manutenção, de acordo com procedimentos pré-estabelecidos | - Análise de performance das turbinas e seus componentes | - Análise de avarias e mau funcionamento dos sistemas, peças e componentes | - Análise específica de um vôo, a pedido da tripulação técnica em serviço no mesmo, desde que aprovado pelo Gestor do Programa | - Acompanhamento de tendências operacionais que se diferenciem dos padrões adotados pela empresa, com o objetivo de melhorar o treinamento e os próprios padrões de operação.

Perfil - A BHS é uma empresa de táxi aéreo que atua na operação de helicópteros de médio e grande portes em apoio às operações de exploração e produção de petróleo localizadas na costa brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira