Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2008 - 07:44

Hábito de tomar café pode melhorar atividade cerebral

Segundo nutricionistas, consumo moderado pode ser benéfico para a saúde.

É difícil encontrar quem não goste de tomar um cafezinho durante o trabalho, após o almoço, para servir as visitas ou até mesmo para se manter acordado... Resistir ao cheiro de um bom café recém-passado é praticamente impossível. Porém, mesmo sendo tão apreciado e consumido pela população, sempre há quem lembra dos problemas que a cafeína pode causar ao organismo. Mas será que ele é assim tão prejudicial ou pode também ter algum benefício para o organismo?

Alguns estudos apontam que o consumo moderado de café pode fazer bem ao cérebro, pois a cafeína estimula o sistema normal de vigília com a elevação da atividade dos neurônios, aumentando a atenção, a concentração e a memória. Ou seja, o café melhora a atividade intelectual.

Segundo a nutricionista Gisele Gomes, coordenadora do programa Viva Melhor, da Risa Refeições Empresariais, o fato de o café passar por um processo de torrefação faz com que os efeitos benéficos da bebida se acentuem. “Existem vários outros alimentos que são fonte de cafeína, como o chocolate e os chás, mas o café é o único que passa pela torrefação. Isso favorece o desenvolvimento de inúmeras substâncias antioxidantes, que protegem a célula contra dano oxidativo”, explica a nutricionista.

Porém, apesar de todos esses benefícios, é preciso ter cautela com o consumo excessivo de café. O limite recomendado é de quatro xícaras de café (100 ml) por dia. O exagero pode levar a sérias conseqüências, como ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia, dor de cabeça, irritação gástrica, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Também não é recomendado consumir a bebida logo após as principais refeições, pois ele contém substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes.

Programa Viva Melhor - O programa Viva Melhor, desenvolvido pela Risa Refeições Empresariais, consiste em proporcionar reeducação alimentar aos colaboradores das empresas-clientes. O programa oferece orientação individualizada de um nutricionista para os interessados em perder peso, aumentar a massa muscular, prevenir e tratar doenças e cuidar da saúde de maneira geral.

O Viva Melhor foi criado em 2005 e, naquele ano, 204 pessoas procuraram a orientação e o acompanhamento individual do nutricionista disponibilizado pela Risa Refeições. No ano de 2007 o número de atendidos saltou para 755. “A procura pelo Programa aumenta a cada ano, o que demonstra a grande aceitabilidade pelo trabalho realizado”, afirma Gisele.

Os resultados alcançados pelos participantes foi animador. A grande maioria, 86% dos que procuraram o serviço, buscavam redução de peso; 12% queriam orientação geral (pessoas com gastrite ou hipertensão, por exemplo) e 2% tinham como maior objetivo o ganho de massa muscular. Aproximadamente 300 pessoas emagreceram até três quilos, enquanto 81 perderam entre três e cinco quilos e 58 pessoas eliminaram mais de cinco quilos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira