Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2008 - 08:26

Call for action são paulo gera 18 iniciativas de ação concreta pela educação e sustentabilidade

Ações foram propostas em dois dias de trabalho. O encontro reuniu empresários, representantes da academia, poder público e sociedade civil.

Dezoito iniciativas de ação concreta, que aliam educação, negócios e sustentabilidade, surgiram como resultado do Call for Action (Chamada para a Ação), encontro realizado dias 20 e 21, em São Paulo. O encontro é um desdobramento do Global Forum América Latina (GFAL), realizado em junho, em Curitiba. “O Call for Action superou as expectativas pela quantidade, qualidade e articulação das contribuições. O que mais chamou a atenção foi o engajamento dos participantes. Construímos um modelo de trabalho que enfatiza o coletivo. As partes interessadas saíram com um conjunto de ações que serão implementadas para a transformação da realidade”, afirmou o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures. O Global Forum foi trazido ao Brasil pelo Sistema Fiep, com o apoio da comunidade empresarial e acadêmica, para discutir o papel da educação e dos negócios com foco na sustentabilidade.

Entre as iniciativas que surgiram no encontro destacam-se: Indicadores de sustentabilidade para avaliar os governos municipais e estaduais; mudança curricular de docentes para sustentabilidade; rede para empregabilidade de pessoas que se preocupam com a sustentabilidade e disseminem a causa; incentivo para pesquisa em recursos renováveis e fontes limpas; programa de formatação de empreendedores colaborativos; criação de lei que incentive os fabricantes a se responsabilizarem pelo pós-consumo; sensibilização e investimento do corpo docente para repensar a formação do indivíduo; e implantação de sistema de gestão ambiental em todas as instituições públicas e privadas.

Ao final do encontro, foi criada a Rede Social do Movimento Global Forum, que reunirá representantes de todos os setores para continuar as discussões e propor ações em prol da sustentabilidade. Os participantes foram convidados a se cadastrar no site www.globalforum.com.br e colaborar com iniciativas que vão ao encontro de suas áreas de interesse, criar suas próprias iniciativas e contribuir com um banco de informações com ações pela sustentabilidade.

Visibilidade – Na opinião da primeira-dama do Estado de São Paulo, Monica Serra, que participou do evento, a discussão sobre sustentabilidade é fundamental para a sociedade. “Ainda mais num ambiente como esse, onde há um diálogo entre todos os atores sociais, que permite que todos participem e expressem suas opiniões. São Paulo é o carro-chefe e disseminador das questões sociais, políticas e culturais para o resto do País. Por isso, a realização de um encontro como esse no Estado é de extrema importância para dar visibilidade aos preceitos do Global Forum", disse.

O secretário-executivo de Turismo e consultor em desenvolvimento regional da Paraíba, Arnaldo Fará, já participou das edições anteriores do Global Forum em Curitiba e São Paulo. “Esse é um espaço privilegiado para a construção de propostas que reforçam a união e a cooperação entre os diferentes setores”, disse.

Segundo o professor de contabilidade da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Kassai, o meio acadêmico está começando a despertar para os conceitos de sustentabilidade. “O que falta é uma integração, em que os profissionais olhem para áreas diferentes de sua formação e despertem para ações coletivas que visem não só o desenvolvimento econômico, mas também o desenvolvimento ambiental, cultural e social”, enfatizou.

Para Waverli Maria Matarazzo Neuberger, coordenadora da Agência Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, a sustentabilidade é um desafio enorme. “Se não chegarmos a todos os níveis, envolvendo representantes de todos os setores, não acontecerão mudanças. O processo deve ser construído de forma participativa”, afirmou.

GFAL Nordeste - A Paraíba será o próximo Estado a dar continuidade ao Movimento Global Fórum América Latina. Depois de Curitiba e São Paulo, empresários, academia, setor público e sociedade civil de todos os Estados do Nordeste apresentarão propostas em prol de uma sociedade sustentável. O encontro será de 15 a 17 de abril de 2009 em João Pessoa, e reunirá cerca de 500 pessoas.

Depois do Nordeste, será a vez dos Estados do Norte discutirem a sustentabilidade. Em maio, em data a ser confirmada, será realizado um encontro em Manaus (AM).

Os resultados de todos os encontros serão sistematizados e compartilhados no encontro BAWB – Global Forum Mundial, que acontecerá em junho de 2009, em Cleveland, nos Estados Unidos. A idéia é promover, a partir de agora, uma chamada coletiva para que os participantes do Global Forum e outras pessoas que desejem se agregar ao movimento se convertam em agentes de iniciativas concretas em favor da sustentabilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira