Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2008 - 08:44

Primeiro Diálogo do Cacau tratará de assuntos importantes para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do cacau

Nos dias 26 e 27 de novembro acontecerá em Ilhéus (BA), a primeira edição do Diálogo do Cacau – um fórum de debates que conta com a participação de importantes profissionais ligados à cadeia produtiva do cacau e as questões socioambientais desta cultura na região.

A iniciativa parte de importantes organizações ambientais e socioambientais como Care International, Conservação Internacional (CI), Instituto Cabruca, Instituto de Estudos Socioambientais da Bahia (IESB), Instituto Floresta Viva, Instituto Uiraçu, The Nature Conservancy e entidades locais, além de representantes dos produtores de cacau e da indústria como Cargill Cocoa, Cooperativa Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e da Câmara Setorial do Cacau, que é vinculada ao Ministério da Agricultura. Na ocasião, os participantes podem dar suas contribuições em busca de uma visão comum entre produtores e conservacionistas. A cidade foi estrategicamente escolhida para sediar o evento, por ser um pólo cacaueiro muito tradicional, mas principalmente por estar num ponto central em relação aos municípios atendidos pela CEPLAC (órgão de extensão rural que auxilia os produtores de cacau).

A realização do Diálogo do Cacau se dá num momento crucial para o setor, já que, com a divulgação do PAC do Cacau, em que foi anunciada a destinação de R$ 2,2 bilhões para a região Cacaueira do Sul da Bahia, os produtores de cacau representados pela APC estão alertas sobre a forma que o processo vem sendo conduzido.

De acordo com Henrique Almeida, presidente da APC, apesar da boa vontade demonstrada pelos governos Federal e Estadual em resolver a problemática do Cacau, ainda assim essa proposta não considera a realidade vivida pelos cacauicultores com impacto sobre a economia, meio ambiente e a sociedade. “O Cacau é uma cultura agroflorestal, que durante 250 anos, além de gerar divisas e riquezas não só para o Estado, mas também para o País, é reconhecida como a atividade agrícola que menos impactos provoca no bioma Mata Atlântica”. Isso se deve ao fato de cerca de 70% do cacau da Bahia ser cultivado debaixo das copas das florestas, dentro de um sistema agro-florestal chamado “cabruca”. Além de proteger a cobertura florestal, a cabruca preserva o habitat para a biodiversidade local.

O especialista ressalta ainda que para se recuperar a lavoura de cacau de forma que ela volte a produzir riquezas se fazem necessários financiamentos com prazos de carência maiores, pois o cacau se torna produtivo após no mínimo oito anos.

Esta situação concorre para que o sistema conhecido como Cacau-Cabruca, responsável pela manutenção de um dos maiores blocos contínuos de Mata Atlântica do nordeste brasileiro esteja ameaçado, sendo importante para a conservação da biodiversidade, solo e água, além de muitas outras funções como a conexão entre fragmentos de floresta nativa, os chamados corredores ecológicos. Além de ser uma cultura responsável por grande parte dos empregos gerados na região, com uma estrutura agrária de baixa concentração fundiária ao contrário de outras lavouras.

Perfil da Care International - A CARE Brasil é uma organização não-governamental brasileira que faz parte da CARE Internacional, rede que possui a missão de combater a pobreza. A CARE possui mais de 60 anos de experiência na promoção do desenvolvimento em todo o mundo e está entre as três maiores ONG's globais. Atualmente a rede atua em 72 países e em 2007 impactou a vida de 50 milhões de pessoas. A CARE Brasil foi fundada em 2001, tornando-se a mais nova integrante desta rede. No território nacional, a organização promove o desenvolvimento local em regiões empobrecidas, tanto na área rural quanto na área urbana. Os programas são desenvolvidos nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. As diretrizes da CARE Brasil são fortalecer e impulsionar o desenvolvimento de comunidades, visando capacitar, envolver, gerar e aumentar a autonomia das pessoas no acesso a direitos e na construção de seu futuro. www.care.org.br.

Conservação Internacional - A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico dedicada à conservação e uso sustentado da biodiversidade. A CI desenvolve estratégias multidisciplinares, com embasamentos científicos, que promovam a conservação de biodiversidade e o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis, compatíveis com a proteção dos ecossistemas naturais. Desde 1990 o Programa do Brasil se transformou em uma entidade nacional autônoma, com a denominação de CI-Brasil. Em todos os seus projetos, a CI-Brasil busca atingir três resultados concretos: evitar a extinção de espécies; criar e apoiar a implementação de unidades de conservação; integrar os vários usos dos recursos naturais em Corredores de Biodiversidade. | www.conservacao.org.

Perfil do Instituto Cabruca - O Instituto Cabruca é uma organização sem fins econômicos, atuando no Sul da Bahia com a missão de gerar oportunidades para o desenvolvimento da região cacaueira do sul da Bahia por meio da valorização e conservação do sistema de produção cacau- cabruca e da Mata Atlântica. Para isso desenvolve uma série de ações com o objetivo de promover a manutenção e recuperação da paisagem nesta região, entre estas tem investido esforços para a criação do Fórum Diálogo do Cacau, a exemplo do já ocorre com o setor florestal no Brasil, junto com outras instituições locais principalmente Instituto Floresta Viva e IESB.

Instituto de Estudos Socioambientais da Bahia (IESB) - Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Ilhéus, atuando desde 1994 com enfoque aplicado a conservação de ecossistemas florestais. A orientação de suas ações tem sua base conceitual no planejamento de paisagens.Tem como missão “promover a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria de vida das comunidades locais”.

Instituto Floresta Viva - O Instituto Floresta Viva - IFV foi criado em 2003, a partir de um programa do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB), com base em uma pioneira tecnologia socioambiental que promoveu o desenvolvimento local através do ecoturismo, agroecologia e implementação de áreas protegidas, no Sul da Bahia. A evolução do programa, entre 2001 e 2003, justificou a fundação do instituto com a missão de "Aliar a conservação da natureza ao desenvolvimento humano no Brasil, com atuação prioritária na Bahia", por meio de programas e projetos que promovam e integrem áreas protegidas, ecoturismo, sistemas agroflorestais de baixo impacto, formação educacional e cultural, bem estar familiar e o cuidado ambiental local e regional, visando a constituição de bases existenciais, culturais, sociais e econômicas duradouras, integradas à elevada qualidade dos ambientes naturais desta região, e do Brasil.

Instituto Uiraçu - O Instituto Uiraçu é uma organização não governamental, de caráter socioambiental, fundada em 08 de março de 2001 e com sede na cidade de Camacan - Bahia. Sua missão é “preservar, recuperar, proteger e conservar ecossistemas da Mata Atlântica, de acordo com uma ética universal ecocêntrica”. Desde sua criação, o Instituto Uiraçu desenvolve um modelo inovador de conservação na Serra Bonita, situada no Corredor Central da Mata Atlântica - Sul da Bahia.

The Nature Conservancy - A TNC é uma organização mundial líder na conservação dos recursos naturais ecologicamente importantes para a natureza e as pessoas. Presente no Brasil desde 1988, sua missão é de conservar plantas, animais e ecossistemas que formam a diversidade de vida na Terra, protegendo os recursos naturais que eles necessitam para sobreviver. Seu Programa de Conservação para a Mata Atlântica, sediado em Curitiba, estabelece parcerias com os diversos setores da sociedade a fim de proteger e restaurar áreas prioritárias do Bioma. | www.nature.org/brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira