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25/11/2008 - 09:55

Equipe gaúcha ‘Bombaja A’ vence a Baja SAE BRASIL–DANA – Etapa Sul


Equipe da Universidade Federal de Santa Maria foi seguida pela Sinuelo-Fahor, da Faculdade Horizontina, também do Rio Grande do Sul.

A equipe gaúcha Bombaja A, da Universidade Federal de Santa Maria, venceu neste domingo (23), a VI Competição Baja SAE BRASIL–DANA – Etapa Sul, em Gravataí, RS. A equipe obteve 630,55 pontos na classificação geral da competição de engenharia, que apontou como segunda colocada a equipe Sinuelo-Fahor, com 627,66 pontos, da Faculdade Horizontina, também do Rio Grande do Sul.

A terceira colocada foi a equipe Tupy UFSC Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 605,28 pontos. A equipe catarinense foi também a primeira colocada na prova enduro de resistência, com 400 pontos, e ainda realizou a melhor prova de apresentação. A universidade foi representada também pela equipe Tupy UFSC Ilhéu, que ficou em quarto lugar e foi considerada a melhor nas provas de dirigibilidade e subida de rampa.

A competição teve início no sábado e reuniu, no Complexo Industrial da Dana, 15 carros SAE Baja, projetados e construídos por universitários de 13 instituições de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante os dois dias, os carros ‘off road’ foram submetidos a avaliações feitas por especialistas da indústria da mobilidade.

Além de apresentações orais sobre o desenvolvimento dos projetos, feitas pelos estudantes das 15 equipes, os carros foram testados sob ponto de vista de segurança, motorização, subida de rampa, dirigibilidade e de resistência.

A competição constitui uma etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo e que terá a sua 15ª edição no primeiro semestre de 2009, em Piracicaba.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, compostas por estudantes de engenharia que, sob a orientação de um professor, projeta e constrói o veículo. As equipes têm também a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação”, diz o presidente da SAE BRASIL.

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