Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2008 - 10:07

Com investimento de R$5 milhões, vodca polonesa Sobieski se expande pelo país

Distribuída pela empresa Belvedere, a bebida se torna a vodca importada mais acessível do mercado.

São Paulo – Com investimento de R$ 5 milhões para os próximos anos, o grupo de bebidas francês Belvedere lança o seu primeiro produto no Brasil. Trata-se da vodca polonesa Sobieski, que já pode ser encontrada em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. Em breve, estará disponível em outros estados do país. “Iniciamos a entrada da vodca no mercado do Nordeste e, dentro da nossa estratégia de distribuição, a expectativa é que a Sobieski esteja em todo o Brasil dentro de pouco tempo”, afirma diretor da Belvedere para a América Latina, Xavier Iaru.

Considerada a vodca Premium Nº1 da Polônia, a Sobieski apresenta característica única no mercado brasileiro. Com preço em torno de R$ 23 (750 ml), se diferencia das concorrentes importadas, que custam, em média, R$ 50. Para 2009, a Sobieski terá volume de produção no mercado brasileiro de 15 mil caixas, que correspondem a 180 mil garrafas. Atualmente, o mercado de vodca importada no país gira em torno de 160 mil caixas/ano.

A grande diferença do valor da bebida se dá ao fato da matéria-prima ser importada, vinda da filial na Polônia, para ser engarrafada no Brasil, chegando a um preço acessível nos pontos-de-venda. “Importar o líquido permite baixar o custo, uma vez que pagamos apenas os impostos de importação e frete sobre o destilado, e não sobre as embalagens”, afirma Xavier Iaru.

O executivo ressalta que se a bebida fosse 100% nacional, iria enfrentar a competição das empresas brasileiras, que produzem a bebida a partir de álcool de cana. A Sobieski é feita do álcool de centeio de ouro de Dankowski, colhido nos campos de Masowsze, localizado no leste da Polônia, reconhecido há séculos por sua qualidade na elaboração de vodcas Premium. “Menos impostos e fretes internacionais tornam a vodca Sobieski um luxo acessível”, enfatiza Xavier Iaru.

Marketing - A campanha de marketing para divulgação de Sobieski abrange diversos tipos de mídias. Além das convencionais, como TV e anúncios impressos, a marca aposta no inusitado. Em parceria com a agência Eii! Comunicação, foi idealizada uma ação de buzz pelos principais bares da cidade de São Paulo com jovens polonesas nativas e descendentes. A ação teve como base três vertentes: a origem polonesa, sua qualidade e a lei seca no Brasil.

Cerca de 20 promotoras abordavam os consumidores, em polonês, e intérpretes fizeram a tradução explicando que o cliente podia beber tranquilamente, já que elas – representantes da vodca Sobieski – o levariam para casa, com segurança. A partir daí, as polonesas entregaram um vale-taxi com direito à corrida, sem custo ao cliente naquela noite. “A entrada da Sobieski no mercado brasileiro, no momento da aprovação da Lei Seca, foi determinante para o diferencial da campanha, que busca ajudar na conscientização do consumo do álcool com responsabilidade”, enfatiza Iaru. Veja o vídeo da invasão polonesa no link: http://www.avodkareal.com.br

Premiações - A Sobieski é a vodca internacional de maior crescimento em vendas no mundo atualmente, segundo dados da Drinks International. Por sua qualidade e excelência, foi premiada com medalha de Ouro pelo Beverage Tasting Institute em Chicago (www.tastings.com), em setembro de 2007. Recebeu a pontuação de 95, e foi classificada como excepcional e indicada como: "Um valor incrível no mundo de vodcas de alto preço".

Também foi contemplada com o primeiro lugar na degustação com mais de 25 das mais famosas vodcas do mundo, promovida pela revista francesa La Revue du Vin de France. Uma das curiosidades foi a avaliação dos degustadores, que destacaram o mau desempenho das vodcas Russas, contrariando o mito de que o país era o melhor produtor da bebida. As cinco classificadas foram: 1 - Sobieski (Polônia), 2 - Petrossian (Polônia), 3 - Zubrowka (Polônia), 4 - Grey Goose (França) e 5 – Svedka (Suécia).

Preço sugerido: R$ 23 (750 ml), e é encontrado em São Paulo – Capital, Interior de São Paulo, na Rede Bom Preço, em Recife e João Pessoa, Castelo do Vinho, Nova Coqueiro e Rio Veneza – Rio de Janeiro (RJ), Super Adega – Brasília (DF), Adega Brasil – Curitiba (PR), Supermercados Imperatriz - Balneário Camboriú (SC), e em breve : Makro, Sonae, Zaffari, G. Barbosa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira