Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2008 - 10:24

Brasil aparece entre os quatro países em expansão no mercado internacional de bens e serviços de luxo

A turbulência no mercado financeiro internacional não intimida os empresários do ramo de bens e serviços de luxo no Brasil. A explicação vem de fora. Segundo estudo realizado pela empresa global de consultoria Bain & Co. (com escritórios distribuídos em quatro continentes), o mercado brasileiro – ao lado de emergentes como Rússia, China e Índia – terá um dos maiores índices de crescimento no setor nos próximos cinco anos. Atualmente, o país registra um faturamento de Us$4,5 bilhões ao ano, correspondente a 3% do PIB brasileiro (dados de estudo realizado pela MCF Consultoria & Conhecimento e pela GfK Indicator).

Novas possibilidades de negócios voltados para a alta classe surgem na indústria do luxo no País - De olho na prata da casa, o grupo RN Habitué do Brasil decidiu investir em um produto personalizado criado especialmente para o público classe AAA – 4,5 milhões de brasileiros são consumidores do mercado de luxo / 2,5% da população. O Grupo que há seis anos administra o Club Habitué – sistema de fidelização com descontos nos mais sofisticados hotéis e restaurantes do País* -, anuncia a chegada do Club Prestige ao mercado de luxo brasileiro. Trata-se de um projeto similar ao Club Habitué, mas com expansão de atuação para outros setores de bens e serviços de luxo: aviação, auto, vestuário, jóias e acessórios, náutica, entre outros.

O novo clube é formado por grandes empresas parceiras como Lâncome, Mont Blanc, Espaço L’Occitane, Mitshubishi Raion, Elle Et Lui, Natan Jóias, Orion Yatchs, Alberto Gentleman, Maria Bonita, Carlos Tuvfesson, entre outras.

Segundo Vanessa Segadães, diretora de marketing do Grupo, a idéia surgiu a partir de pesquisas de opinião junto a clientes Habitué e formadores de opinião, figuras conhecidas no empresariado e do mundo da moda.

- Além do fascínio dos entrevistados por marcas de prestígio e a valorização por objetos simbólicos de status social, a amostragem indicou o interesse por benefícios e vantagens para consumo desses produtos e serviços. Decidimos expandir nossos domínios e multiplicar as parcerias com grandes empresas e corporações que pudessem preencher essa demanda e aquecer o mercado, com descontos para os clientes Classe AAA, tornando-os cada vez mais fiéis – explica Vanessa.

Marcas de prestígio e grifes de luxo apostam no sistema de fidelização criado na Europa há vinte anos e expandido para América Latina.

Os descontos para associados podem chegar a 20% do valor total da compra.

- Resolvemos atender um público bastante exigente, acostumado com qualidade a preços altos. Mas é um público que, hoje, também procura por descontos. E se colocarmos na ponta do lápis o valor desse abatimento, certamente o cliente vai ficar bem feliz com a economia – completa a marketeira.

No caso da Elle et Lui Maison, na compra de uma estante belga de madeira teca talhada à mão por R$28.000,00, a economia para o consumidor prime associado do Club Prestige seria de R$ 1.400,00, o equivalente a um dos modelos assinados por Carlos Tufvesson, outro produto alvo do consumo desse perfil de cliente. Na Natan, o desconto seria de R$2.610,00 na compra de um anel de ouro branco com topázio amarelo e brilhante.

Para se tornar membro do Club Prestige é preciso estar na lista dos clientes mais bem cotados pelas lojas parceiras. Os selecionados ganham de presente o cartão e direito a indicar apenas um nome para participar do modelo europeu de descontos.

- Resolvemos ampliar o poder de participação e decisão dos nossos parceiros no projeto Club Prestige. Temos 130.000 milionários no País, todos consumidores em potencial e, a princípio, são nossos parceiros que nos dizem a quem presentear com o cartão de benefícios – diz ela.

Os cartões Club Prestige não terão taxa de anuidade para os clientes selecionados pelas empresas parceiras. No caso de indicações, os candidatos passarão por análise de perfil e, caso aprovados para ingresso no Club, terão uma taxa anual de R$360, que pode ser paga em três parcelas de R$ 120.

Um Retrato do luxo no Brasil que é um luxo: . O Brasil está entre os 10 maiores consumidores de produtos e serviços de luxo;

. O país movimenta Us$4,5 bilhões ao ano nesse mercado (1% do faturamento global da indústria do luxo) com 4,5 milhões de consumidores, OU 2,5% da população;

. São Paulo responde por 72% do consumo de luxo no País; A cidade ganhou até um Shopping Center para clientes AA, onde o ingresso para o cinema pode custar R$ 46;

. Temos 130.000 milionários no País, 24.700 deles estão em SP;

. 56% são mulheres com idade média de 41 – variando entre 26 e 50 anos.

. O segmento de luxo que mais cresce no País é o de moda, seguido por jóias e serviços;

. O setor de bens de luxo é composto por 35 sub-setores: acessórios de moda; bagagem/artigos de couro; calçados; cosmética; vestuário; relojoaria; perfumaria; automóveis; aviões particulares; iates; champagne; vinhos; cristais; ourivesaria; porcelana e faiança; mobiliário; outros têxteis da casa; luminárias; têxteis de mobiliário; distribuição alimentar; hotelaria; restauração; instrumentos de música; foto, som e vídeo; artigos de papelaria; edição; impressão; tabacaria; horicultura e cuidados corporais;

. Consumo médio individual (mensal) no mercado de luxo R$5.000

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira