Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2007 - 08:53

CESP intensifica redução de vazão nas usinas do rio Paraná

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) vai reduzir ainda mais as vazões de suas usinas no rio Paraná, dando continuidade à operação iniciada no último final de semana. A partir de hoje (6), os vertimentos em Ilha Solteira, Jupiá e Porto Primavera serão reduzidos gradativamente 1.500 m³/s por dia em cada usina.

A medida segue determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tendo em vista que não estão previstas chuvas na região dos grandes reservatórios do sudeste, onde se concentram cerca de 70% das reservas hídricas para produção de energia elétrica do sistema brasileiro. As previsões climatológicas indicam tendência para as próximas semanas de um aumento de chuvas no sul do País e diminuição delas no sudeste.

Preocupação ambiental - Para maximizar a proteção à ictiofauna na região das usinas de Jupiá e Porto Primavera, a redução de vazão será gradativa, em intervalos programados de duas horas, entre as 7 h e as 15 horas, com patamares de 300 m³/s. O procedimento deverá permitir que as equipes de meio ambiente da CESP façam o monitoramento da situação.

Até o final de semana será feita nova avaliação da operação. Se permanecerem as condições hidrometeorológicas atuais, a partir de segunda-feira poderá ser iniciado o fechamento dos vertedouros das três usinas. A vazão a ser mantida será a correspondente apenas ao volume de água utilizado pelas unidades geradoras na produção de energia elétrica.

Como o período chuvoso se encerra em abril, o ONS iniciará a reconstituição das condições do sistema, composto de 54 usinas com reservatórios, para que, se houver um novo pico de cheias, esse possa ser amortecido.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira