Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2008 - 10:30

Luiza Duarte, Maria Flórido Cesar, Guilherme Bueno, Daniela Labra e Cauê Alves discutem no CCBB a “Nova crítica de arte no Brasil”

Como a arte responde às transformações provocadas pelas novas tecnologias e pela economia globalizada?

Como irá refletir o fracasso do projeto civilizatório, o malogro de suas utopias, a crise das figuras de totalidade e unidade por elas prometidas?

A arte brasileira dos anos 2000 é herdeira das experimentações artísticas dos anos 60 e 70?

A arte contemporânea vem nos ensinando mais sobre esse mundo conturbando – lugar mais de dúvidas do que de certezas – no qual vivemos hoje?

A falta de uma infra-estrutura forte – recursos escassos, poucas publicações – prejudicam os artistas nacionais?

As instituições brasileiras incentivam a formação de novos artistas? Quais são os interesses do mercado? O que circula nas galerias de arte? Qual é o atual poder da crítica?

Essas são apenas algumas das questões que serão discutidas na mesa-redonda “A nova crítica de arte no Brasil”, na próxima terça (25), no CCBB Rio, com a participação dos cinco novos críticos, Luiza Duarte, Maria Flórido Cesar, Guilherme Bueno, Daniela Labra e Cauê Alves, autores dos textos do catálogo da exposição Nova Arte Nova.

Este é o terceiro evento da mostra Nova Arte Nova, que teve duas palestras internacionais sobre arte contemporânea com a participação de Ann Gallagher, Curadora do acervo da Tate, e Briony Fer, da University College London, nos dias 26 de outubro e 6 de novembro respectivamente.

A exposição Nova Arte Nova – que reúne mais de cem obras de 57 artistas de todo o país – apresenta um panorama amplo e abrangente da contemporaneidade artística brasileira da primeira década deste novo século, caracterizada pela diversidade, multiplicidade e heterogeneidade, resultado do atual e crescente processo de globalização das linguagens artísticas. O evento é gratuito.

Os críticos - Luisa Duarte - Crítica de arte e curadora independente. Mestranda em filosofia pela PUC-SP, é membro do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Coordenadora do ciclo de conferências "A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro – Memória e Projeção", plataforma de debates da 28° Bienal de São Paulo, "em vivo contato", 2008. Curadora do Programa Rumos Artes Visuais, Instituto Itaú Cultural, 2005/2006.

Daniela Labra - Crítica de arte e curadora independente. Vive no Rio de Janeiro. Criou com a Galeria Vermelho (SP) a mostra de performances Verbo. Curadorias recentes (seleção): Performance Presente Futuro, Oi Futuro, RJ (2008); Fabulosas Desordens, Caixa Cultural, RJ (2007); Urban Scapes, Galerie DNA, Berlin, (2006). Membro editorial da Revista Número de 2003 a 2007. Mantém o projeto www.artesquema.com..

Marisa Flórido Cesar - Historiadora, crítica de arte e curadora independente. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração de história e crítica de arte. Possui textos sobre artes visuais em livros, revistas de arte, catálogos e periódicos, no Brasil e no exterior. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Guilherme Bueno - Historiador e crítico de arte. Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – UFRJ. Foi diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (2001-2004). É professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, e um dos assistentes curatoriais da edição 2008-2009 do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Cauê Alves – Bacharelado e Mestrado em Filosofia pela USP. Foi professor de Filosofia e História da Arte da Universidade Cidade de São Paulo (2003-2004), e Membro do Conselho Consultivo de Artes Plásticas do Museu de Arte Moderna de SP (2005-2007). Doutorando em Estética pela FFLCH-USP, é membro do Corpo Editorial da Revista Número e curador do Clube da Gravura do MAM de São Paulo.

A nova crítica de arte no Brasil, acontece no dia 25 de novembro, CCBB Rio – Sala 26/ 4º andar, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio de Janeiro | Tel: (21) 3808.2020 | Entrada franca, mediante a distribuição de senhas, a partir das 17h30.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira