Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2008 - 10:33

Paulo Mendes da Rocha volta ao Estado para apresentar em detalhes o projeto “Cais das Artes”


“A entrada da Baía e o Porto de Vitória são as verdadeiras obras de arte, que serão contempladas através da construção do Cais das Artes, na Enseada do Suá”. O autor da frase e do projeto, o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, volta ao Espírito Santo na próxima quarta-feira (26) para apresentar em detalhes o projeto “Cais das Artes”.

Uma vez construído, o Cais das Artes será a primeira obra do arquiteto em sua cidade natal. Constituído por um Museu e um Teatro equipados para eventos artísticos de grande porte, o conjunto arquitetônico projetado tem como característica central a valorização do entorno paisagístico e histórico da cidade. O diálogo entre a cidade e o mar será marcante. Como um navio de 150 metros de comprimento e cerca de 20 metros de altura o Cais das Artes estará ancorado na Enseada do Suá.

E ainda, de forma complementar, o arquiteto decidiu suspender os edifícios do solo de modo a permitir visuais livres e desimpedidos desde a praça até paisagem ao redor. O visitante contemplará através de janelas e rampas envidraçadas o Convento da Penha e a Terceira Ponte. ‘O projeto foi construído para ser lindo. Simplesmente isso’, finalizou Paulo Mendes da Rocha em uma de suas visitas ao Estado para apresentações do projeto.

Em junho deste ano, Paulo Mendes da Rocha levou o Cais das Artes para Londres, na Embaixada do Brasil. O projeto foi um dos destaques na exposição da Bienal de Arquitetura da capital inglesa.

O “Cais das Artes” também virou notícia pelo mundo. Em Tokyo, Japão, a revista “GA Document Internacional 2008” publicou uma matéria amplamente ilustrada sobre o projeto. A revista Summa +, de Buenos Aires, Argentina, também dedicou várias páginas a Paulo Mendes da Rocha, com fotos da maquete. A Revista Internacional de Arquitetura 2G, de Barcelona, Espanha, é outra publicação que detalhou a obra do arquiteto e deu ênfase ao Cais das Artes, citando inclusive onde o projeto será instalado – em Vitória, Capital do Espírito Santo.

Paulo Mendes de Rocha é capixaba de Vitória, radicado em São Paulo. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie de São Paulo, em 1954. Paulo Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido agraciado em 2006 com o Prêmio Pritzker, a mais importante premiação da arquitetura mundial.

Apresentação em detalhes do projeto “Cais das Artes”, com Paulo Mendes da Rocha: quarta-feira (26/11), às 10 horas, no Salão São Tiago, Palácio Anchieta – Centro de Vitória (ES).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira