Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2008 - 10:48

Cenatte Embriões firma parceria com Laticínio Embaré para promover melhoramento genético na pecuária leiteira de Minas Gerais

Maior bacia leiteira do país com produção anual que supera os 6 bilhões de litros de leite, Minas Gerais é também berço do melhoramento genético de importantes raças bovinas com aptidão leiteira.

O Cenatte Embriões, empresa com sede em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e que detém 22% do mercado de FIV no país, acaba de firmar uma parceria inédita com o Laticínio Embaré, de Lagoa da Prata (MG), para atuar como fornecedor exclusivo de genética (embriões) para fazendas dos seus fornecedores. A assinatura do acordo está marcada para o próximo dia 4 de dezembro, na sede do laticínio e terá a presença de importantes lideranças políticas e empresariais da região, além de centenas de pecuaristas.

Detentor de um rebanho onde predominam animais zebuínos ou azebuados, o estado de Minas Gerais é berço do melhoramento genético de importantes raças de aptidão leiteira. O objetivo da parceria é melhorar a qualidade genética do gado Girolando, que existe em grande número nas fazendas a fim de beneficiar também a produtividade média das fêmeas. “O resultado desse trabalho em regiões onde o leite exerce um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das pessoas será de grande importância”, prevê Múcio Túlio Teixeira Alvim, diretor-presidente do Cenatte Embriões.

Minas Gerais responde hoje por cerca de 30% da captação de leite in natura do país, volume que superou 6 bilhões de litros em 2007. O Laticínio Embaré, presente nas regiões Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro tem hoje 1316 produtores que se dividem por uma área geográfica de 43 municípios. A produção é mantida dentro de uma base genética formada por rebanhos Girolando, com produção média de 635 litros de leite por pecuarista/dia, isso considerando uma produção em regime de pasto mais suplementação mineral.

“A prioridade da parceria é promover a melhoria genética do rebanho leiteiro dos produtores do Laticínio Embaré, com o aumento da produtividade e maior concentração de sólidos totais no leite (proteína e gordura), proporcionando assim uma melhor valorização do produto”, argumenta a médica veterinária e coordenadora de fomento do Laticínio Embaré, Maria Cláudia Azevedo.

A entrada da tecnologia dos embriões congelados de fêmeas F2 Girolando, fruto do cruzamento entre vacas meio-sangue Girolando com touros Holandês, trará benefícios à produção nos próximos anos, uma vez que o melhoramento genético desses animais privilegia o nascimento de fêmeas rústicas e adaptadas às condições de criação dos trópicos, além da maior capacidade de responder a manejos de alta produção de leite. “Outra vantagem é a capacidade comprovada das fêmeas F2 de converter ração em leite”, finaliza o diretor do Cenatte.

Múcio Alvim explica ainda que, as grandes vantagens da utilização do embrião congelado, sexado de fêmea 3/4 Girolando (Projeto F2), são: a possibilidade de se utilizar as próprias vacas leiteiras como receptoras, ou seja, com 60 a 70 dias após o parto pode ser feito o protocolo para sincronização e depois de 17 dias a realização da transferência (TE-TF); o custo mais baixo em comparação à compra de novilhas para reposição; a segurança do pecuarista ao adquirir um produto 100% garantido em termos produtivos e sanitários. “Outra grande vantagem competitiva, que tem motivado os criadores a investir no embrião congelado sexado de fêmea, é o fato de não mais se preocupar em escolher os acasalamentos, já que o Cenatte Embriões trabalha com matrizes de alto potencial genético e sêmen dos melhores touros do mundo”, argumenta.

Segundo o diretor-presidente do Cenatte, a tecnologia já está bastante difundida no país e reflete diretamente nos resultados da empresa. “Em 2007 foram implantados 44,5 mil embriões e a expectativa para 2008 é que essa marca ultrapasse os 50 mil, reafirmando nossa liderança neste segmento da genética bovina”, conclui. || www.cenatte.com.br ou telefone (31) 3661-1090.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira