Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2008 - 09:33

Semi-internamento na atenção a dependência química

A possibilidade de triplicar as chances de ser um dependente químico ao consumir drogas ou álcool antes dos 15 anos, é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da universidade britânica King´s College. Ações preventivas por meio da educação, proporcionando informações sobre as conseqüências do uso abusivo de drogas, bem como orientação dos familiares podem prevenir futuros dependentes. Mas quando o quadro já está avançado, o correto é procurar tratamentos adequados.

Como modalidade de Comunidade Terapêutica, a Casa de Recuperação Água da Vida (Cravi) atende dependentes químicos há onze anos e disponibiliza o tratamento Clínica Dia, em regime de semi-internamento, além do internamento integral. Com objetivo de promover a reinserção social e resgate da cidadania o programa é uma alternativa complementar à recuperação do vício e é aconselhado de acordo com as necessidades individuais do residente.

Os diferentes níveis de envolvimento com substâncias químicas, as características e o histórico de cada pessoa influenciam na recomendação do tratamento. Por isso, a indicação só acontece após efetivação de um projeto terapêutico e avaliação psicológica, normalmente em quadros de usuários leve ou moderados, que não estão aptos para um internamento ou aqueles que escolhem a opção como continuação do tratamento já concluído.

O acolhimento do participante do programa é dividido em duas etapas: Conscientização e Reestruturação que totalizam um módulo com duração de três meses. A Cravi desenvolve os tratamentos com equipe técnica especializada, psicólogos, profissionais da terapia ocupacional, serviço social e orientação espiritual. Há também acompanhamento aos familiares e pós-residência para manutenção da abstinência.

A Cravi é uma Comunidade Terapêutica que oferece orientação, prevenção e recuperação para qualquer faixa etária. O programa Clínica Dia, que acontece na sede Santa Cândida, atende 15 pessoas por mês. Mais informações pelo telefone (41) 3356-6100 ou www.cravi.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira