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26/11/2008 - 09:47

Objeto Brasil abre as inscrições para a 2.ª Edição do Idea/Brasil, maior premiação do design nacional

Os interessados devem se inscrever pelo site do prêmio até 20 de fevereiro de 2009.

A Objeto Brasil, em parceria com a Apex-Brasil, abre as inscrições para o 2º Prêmio IDEA/Brasil, versão nacional da maior premiação do design mundial. O início das inscrições aconteceu, paralelamente, à Exposição dos Vencedores do Prêmio IDEA/Brasil 2008, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, durante o evento “Viver em Design”, da prefeitura de São Paulo. Os designers, empresas, estudantes e pesquisadores poderão inscrever seus trabalhos até o dia 20 de fevereiro de 2009, somente pelo site www.ideabrasil.com.br.

Em sua primeira edição, o IDEA/Brasil conquistou resultados importantes no país e no exterior, tornando-se o mais importante prêmio do segmento no país. Obteve recorde de inscritos em uma premiação de design no Brasil: 343, de diversos setores, que variam do aeronáutico ao moveleiro. É o primeiro prêmio internacional de design que possui uma edição independente no Brasil.

Assim como na edição anterior, A versão brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (jóias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Comerciais & Industriais; Comunicação; Informática; Estratégia de Design; Ecodesign; Entretenimento; Ambientes; Casa; Design de Interface; Lazer & Recreação; Médicos & Científicos; Escritório; Embalagens; Acessórios Pessoais; Estudantes; Pesquisa; Transportes; e Jóias.

O evento premiou este ano 53 produtos e projetos no Brasil e obteve a vitória inédita de 12 prêmios nos EUA – o segundo melhor desempenho estrangeiro, ficando a frente de países como Alemanha, China, França e Inglaterra, dentre outros. O feito obteve destaque em publicações internacionais, entre as quais BusinessWeek, NY Times, Core 77, Surface e Plastic News (EUA), Casa & Design (China), DDN e Ottagono (Itália) e PEN (Japão).

Para a coordenadora geral do IDEA/Brasil, fundadora e diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal, a realização deste prêmio evidencia “uma inovação no setor de design nacional, pois pela primeira vez as indústrias tomaram a iniciativa de inscrever seus produtos, e o país ganhou a confiança de realizar uma edição independente do IDEA Award com endosso do maior mercado do mundo e classificação automática dos premiados no Brasil para final do prêmio internacional nos EUA”. Segundo o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, poucas empresas incorporam o design dentro de sua estratégia de marketing. “O design é visto como o final do processo, o que é um equívoco. Ele deve estar presente desde o momento da confecção do produto”, afirma.

Impacto nos negócios ­– O êxito da primeira edição do IDEA/Brasil gerou impacto significativo nos negócios dos designers brasileiros de grande e pequeno porte. Ouro na categoria Comerciais e Industriais e Destaque Sustentabilidade em oferecimento do Banco Real com inovador sistema de iluminação pública, a Zip Lux, por exemplo, tem agora um importante argumento de venda em mercados objetivados no Oriente Médio, EUA e África. “A nossa participação no IDEA/Brasil foi muito importante. O selo do prêmio proporcionou um salto de credibilidade e visibilidade para nosso produto, com uma repercussão surpreendente”, comenta Walen Nogueira, um dos sócios da empresa.

Já os Calçados Interativos, desenhados por Priscila Callegari, foram Ouro na categoria Acessórios Pessoais e receberam o Destaque IDEA/Brasil Sebrae 2008 para micros e pequenas empresas. Sua companhia, a Cia Mao, passou a ter maior do poder de negociação junto a fornecedores. “Com o prêmio todos perceberam que nosso produto é diferenciado e tivemos acesso a matérias-primas diferenciadas, vendidas antes apenas aos grandes compradores”, ressalta Priscila. Mas o impacto não se restringiu aos premiados Ouro, o Banco Goma, por exemplo, da designer Renata Moura teve um salto em seu desempenho, como ressalta a própria designer, “As vendas aumentaram entre 10 e 12%, e se mantiveram estáveis nesse novo patamar. Os lojistas, que já gostavam da peça, passaram a ter mais argumentos de venda e o mais importante é que o público, quando vê o Goma na loja, lembra de já tê-lo visto em algum lugar”.

O CEO da IDSA – Industrial Designers Society of America – Frank Tyneski, comemora a edição nacional do IDEA e frisa a qualidade dos designers brasileiros. “Os resultados do IDEA/Brasil comprovaram que demos um passo correto. Podíamos fazer um prêmio em qualquer lugar do mundo, mas hoje sei que em nenhum outro lugar teríamos resultados como esses. O Brasil é fantástico”, afirma. Para 2009, a Objeto Brasil pretende, com a premiação, continuar seu trabalho de reforço da marca “Brasil” no cenário internacional, uma vez que o design brasileiro é um agente fundamental para fortalecer a imagem de nosso país em todo o mundo e ampliar mercados.

IDEA – Mais importante prêmio do design mundial, o IDEA – International Design Excellence Award realizou no Brasil sua primeira edição fora dos Estados Unidos, onde acontece há 30 anos. É uma realização da IDSA – Industrial Designers Society of America –, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble e conta com o patrocínio da gigante do varejo Target e da BusinessWeek, conceituada revista de negócios. Esta parceria aumentou a influência internacional do IDEA, que anualmente é matéria de capa nas edições norte-americana, européia e asiática da revista. Além do troféu e reconhecimento da excelência no design, os premiados na categoria Ouro contam com um retorno de mídia que ultrapassa US$ 1 milhão de dólares. Os cases dos premiados repercutem em publicações como a Time Magazine, New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

Objeto Brasil – Criada há 12 anos, a entidade tem como premissa promover o design brasileiro no país e no mundo, sejam eles frutos do artesanato ou da alta tecnologia, contando, desde o seu início, com o apoio institucional de importantes entidades setoriais e empresários do design e da indústria. Com uma ampla visão da criação e da capacidade brasileira de realização, a Objeto Brasil tem atuado de forma marcante ao promover inúmeras convenções, exposições, convênios, treinamentos, publicações, palestras e outras ações no Brasil – entre as quais a mostra “Design nos 500 Anos”, na Pinacoteca do Estado e Parque da Luz – e no exterior, levando o design brasileiro para a Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos e países escandinavos.

Joice Joppert Leal – É fundadora e Diretora Executiva da Objeto Brasil e coordenadora geral do IDEA/Brasil. Desenvolve diversas atividades na promoção do Design, Inventiva e Artesanato, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi chefe do Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP desde sua criação até l998. Foi diretora de Projetos Institucionais do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo – SESI. Integrou, por solicitação do Ministro da Ciência e Tecnologia, a Comissão de Avaliação dos Institutos de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1993/94.

Realizou e coordenou várias exposições do Design brasileiro, destacando-se: Artesanato e Design – um Processo Contínuo na Expo 98, Lisboa – Portugal; Design nos 500 Anos, na Pinacoteca de São Paulo e no Parque da Luz; Design Brasileiro na Triennale de Milão – Itália, setembro/outubro de 2001,; exposição de Design brasileiro de Embalagens para Alimentos 2002 em Tóquio, Japão; e Marca Brasil – o Brasil como Marca na Galeria Portinari, Palazzo Pamphij, em Roma, Itália. Editou livros e catálogos sobre Design, e em 2006 foi curadora de duas salas especiais na primeira Bienal brasileira do segmento, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Oca – Ibirapuera em São Paulo.

Apex-Brasil – É um Serviço Social Autônomo, criado pelo Decreto nº 4.584 de 05/02/03 e pela Lei 10.668, de 14/05/03. Promove exportações de produtos e serviços brasileiros, consolidando a cultura exportadora. Em parceria como poder público e organizações privadas, trabalha com o objetivo de inserir novas empresas exportadoras no mercado internacional, ampliar e diversificar mercados para os produtos brasileiros e, em conseqüência, gerar emprego e renda. A Apex-Brasil trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. Executando projetos com mais de 60 entidades de classe representativas de setores da indústria e serviços, a agência vem contribuindo para os excelentes resultados da balança comercial por meio da diversificação da pauta exportadora, abertura de novos mercados e consolidação e ampliação dos mercados tradicionais e, particularmente, do crescimento notável nas vendas de itens com maior valor agregado.

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