Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2008 - 09:55

Investir para crescer

Com o objetivo de se tornar ícone em papel reciclado e assistir ao crescimento de suas agendas, cadernos e utilidades, o Grupo Bignardi apresenta suas novas máquinas

O Grupo Bignardi acaba de anunciar novos investimentos de última geração para suas duas fábricas localizadas nas cidades de Caieiras e Jundiaí. Com a finalidade de aumentar a eficiência das produções, o novo maquinário vem para ampliar a capacidade de fabricação de cadernos em 30 mil toneladas anuais, de papéis offset em até 72 mil toneladas e de 12 mil toneladas por ano de papel autocopiativo. Todas estas evoluções vêm acompanhadas do certificado ISO 9001.

Na unidade de Caieiras, onde o foco é a fabricação de cadernos, agendas e utilidades, foram adquiridas duas novas máquinas alemãs, elas serão responsáveis pelo aumento de 25% da produção de cadernos. A Kolbus – Casamaker DA 270 e a Bielomatik P35-49, juntas, produzirão até 25 toneladas desse material por dia.

“É um investimento importante, pois é nesta unidade que fabricamos nossos cadernos, e eles são responsáveis por 90% da produção em Caieiras. Desta fábrica também saem as exportações, principalmente, para os Estados Unidos. Estas saídas correspondem a 40% do volume produzido aqui”, explica Ivan Bignardi, Diretor de Marketing e Exportação do Grupo.

O diretor ressalta que os cadernos fabricados pelo grupo têm um diferencial muito grande.“Antes de lançarmos qualquer material, é feito um acompanhamento de tendência em eventos nacionais e internacionais. E mais, todos os nossos produtos possuem os selos do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq)”.

Para a unidade de Jundiaí, onde o foco principal é a fabricação de papel reciclado, o Grupo investiu R$ 65 milhões na máquina MP02. Agora, a produção aumentará para até 72 mil toneladas anuais, o que significa um crescimento de 100% no faturamento anual da empresa. Para complementação à conversão desse papel para cut size, foi adquirido um novo equipamento Bielomatik.

Além do papel reciclado, é produzido, na unidade de Jundiaí, papéis apergaminhado, autocopiativo, auto–adesivos, vergê, cartolinas e envelopes. O Grupo possui, ainda, linhas de conversão para stock forms e POS rolls.

“Trabalhamos com papel reciclado há mais de 18 anos. Desenvolvemos uma maneira única de produzi-lo sem agredir a natureza, e ainda contribuímos de forma concreta para a inclusão social de milhares de pessoas, até então, excluídas de qualquer atividade econômica. Desse modo, estamos convencidos de que seremos referência em papel reciclado. Para isso, trabalhamos e investimos com o objetivo de disputar o mercado em condições iguais aos das empresas concorrentes”, finaliza o diretor.

Para se ter uma idéia, em 2008, na divisão de cadernos, agendas e utilidades, o crescimento das vendas foi de 20%. Já no segmento de papéis reciclados, a comercialização desses produtos registrou um aumento de 70%. Segundo o diretor, esses valores serão ultrapassados na abertura do ano escolar de 2009.

O Grupo - O Grupo Bignardi foi fundado há 53 anos. Começou sua história com uma pequena indústria que fabricava cadernos e listas telefônicas na Rua Jandaia, no centro da cidade de São Paulo, por isso o nome da empresa. Ali começava um caminho de muita dedicação e sucesso. Com o passar dos anos, a Indústria e Gráfica Jandaia foi transferida para o bairro da Vila Guilherme e a parte fabril para a cidade de Caieiras, em uma área de 12 mil metros quadrados, ambas existem até hoje. Após alguns anos, o Grupo comprou a empresa fabricante de papel Gordinho Braune, localizada em Jundiaí em uma área de mais de 484 mil metros quadrados.

Hoje, o Grupo Bignardi é composto por cinco unidades: o escritório na Vila Guilherme, as fábricas de papéis em Jundiaí e a de cadernos em Caieiras, e dois atacados no bairro do Pari, em São Paulo.

Perfil - Ivan Bignardi, Diretor de Marketing e Exportação do Grupo Bignardi, é engenheiro de Produção Mecânica pela IEEP, fez especialização em Administração Industrial na Fundação Vanzolini – USP, e também soma ao seu currículo o curso de MBA Executivo Internacional da FIA – USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira