Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2008 - 11:21

Na crise, a oportunidade para empreender

Sempre que surge uma crise – como a atual, que começou no setor financeiro e já atinge a economia real em todo o mundo – aparecem dois perfis de pessoas: as que lamentam e pouco fazem para evitar prejuízos, sempre receosas com relação ao futuro, e as que, com espírito “aventureiro” e empreendedor, transformam uma situação difícil em oportunidade de novos negócios. São as que não se entregam e contribuem para a superação da crise. Pessoas com esse perfil acreditam que o cenário de dificuldade é o impulso necessário para dar novo rumo a sua vida empresarial. Na situação que enfrentamos hoje, cabe apenas um alerta: mais do que em tempos de bonança, qualquer iniciativa deve ser precedida de um intenso estudo e de muitos cuidados.

O povo brasileiro é tido como um dos mais empreendedores e criativos do planeta. Pelos quatro cantos do país despontam excelentes idéias. Para transformá-las em um negócio de sucesso, no entanto, não há fórmulas exatas, mas um conjunto de fatores que podem facilitar a transposição dos obstáculos que certamente surgirão durante o percurso.

Antes de tudo, é necessário que a idéia tenha certo fundamento e aplicabilidade. Neste momento, deve-se buscar respostas para perguntas relacionadas ao projeto, como onde, para que, por que, o que, a quem e qual será seu custo. Essa análise autocrítica apura a viabilidade do que está sendo pensado. É o primeiro sinal verde para seguir a trilha empresarial.

Feito isso, hora de arregaçar as mangas. Vem o momento de traçar o plano de negócio. Organização, empenho, perspicácia e perseverança, além de muito equilíbrio, compõem o combustível para essa tarefa. Nesse momento, o auxílio de entidades como o Sebrae pode ser fundamental para que o esforço seja bem direcionado.

Contratar o serviço de uma assessoria contábil também é essencial. Afinal, muitas empresas acabam fechando por problemas fiscais e trabalhistas. O emaranhado tributário existente em nosso país facilita a aparição de tais problemas, minimizados quando se conta com a ajuda de profissionais especializados.

O passo seguinte é o planejamento operacional. Ele é o corrimão do sucesso empresarial. É a ele que o “empreendedor de primeira viagem” deve se agarrar. Nessa fase dá-se o processo de contratação da equipe que caminhará junto na empreitada.

Escolher tal time também não é nada fácil. Hoje, há empresas da área de recursos humanos que já realizam uma pré-triagem. A definição de cada colaborador, porém, ocorre de maneira muito subjetiva, dependendo do interesse, expectativa e experiência de cada empresário, além de seu feeling para observar a pessoa certa para a ocupação de cada vaga. A partir daí, é preciso dividir competências e delegar responsabilidades. E a máquina está pronta para funcionar.

Mesmo com tais cuidados e conhecimentos, por vezes a máquina pode falhar no meio do caminho. O fundamental é que jamais se desista do sonho de transformar uma idéia promissora em negócio de sucesso. Quem se arrisca no universo do empreendedorismo deve contar com os obstáculos que surgem apenas como uma forma de aprender e crescer.

Contar com a sorte, também, claro, é sempre bom. O resultado de toda essa dedicação de quem vê nesses momentos de crise a sua oportunidade vai muito além da realização pessoal. Afinal, é valioso poder contribuir para a geração de empregos e, ainda que em tempos difíceis, para o desenvolvimento nacional.

. Por: Milton Dallari é diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP e conselheiro da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira