Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2008 - 07:44

Ministro da Rússia visita terminal e armazém da Standard em Cubatão

Ministro da Agricultura da Rússia visita terminal da Standard em Cubatão e aprova estrutura e procedimentos realizados na unidade com as conferências pelo VIGIAGRO das mercadorias para exportação.

O ministro da Agricultura da Rússia, Alexey Gordeev, esteve no último sábado, 22 de novembro, no Brasil e visitou a Unidade da Standard em Cubatão/SP. A intenção era visitar uma unidade de exportação no Brasil e a Standard foi escolhida por reunir todos os procedimentos que são necessários em um entreposto.

A Unidade da Standard é preparada para prestação de serviços logísticos voltados ao mercado de exportação de produtos frigorificados e possui terminal com 400 tomadas reefers e espaço para 400 contêineres Dry, armazém frigorificado para 15mil posições paletes com todos os regimes de temperatura, dois túneis de congelamento com capacidade de congelamento para 100tons/dia. Além de ser habilitada como REDEX.

Na visita, o ministro russo e a comitiva que o acompanhava foram recebidos pelo presidente da Standard, José Luis Demeterco e a equipe do VIGIAGRO, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Foi possível verificar as ações de recebimento de transporte, conferência, armazenagem e procedimentos de exportação como é feito no dia-a-dia dos embarques frigoríficos para a Rússia. A equipe da Standard e os técnicos do VIGIAGRO realizaram uma operação de descarga e vistoria na presença do ministro da Rússia para apresentar este processo.

“A primeira impressão é de grande esforço e maior controle para garantir a qualidade e segurança da mercadoria” disse o ministro Alexey Gordeev que aprovou toda a estrutura da Standard. “Esta é a figura que os entrepostos devem seguir para buscar sempre reduzir os prejuízos dos exportadores” completa Gordeev.

O Secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, Inácio Kroetz, também se posicionou sobre a visita: “Foi uma ótima escolha, pois este entreposto reúne tudo que é preciso entre procedimentos e estrutura”, afirma Dr. Inácio.

“Estamos em Cubatão há apenas um ano e já ampliamos nossa capacidade no terminal e armazém, por isto acreditamos no potencial da unidade e principalmente nas exportações para a Rússia. Esta importante visita nos mostra que estamos no caminho certo”, finaliza Demeterco, presidente da Standard.

A política de cotas de importação de carnes pela Rússia nunca esteve tão em pauta no Brasil. Produtores brasileiros já pediram ao presidente Lula para que ele defenda o estabelecimento de cotas globais nas conversas que terá com o presidente russo Dmitri Medvedev, que chega hoje ao país em visita oficial.

Histórico – VIGIAGRO: Pelo Porto de Santos é embarcada a maior parte das carnes exportadas pelo Brasil à Rússia. Até 31 de dezembro de 2007, a vistoria dos contêineres era feita por fiscais russos. Após a assinatura do protocolo de entendimento sanitário, em janeiro de 2008, os fiscais brasileiros assumiram a inspeção no porto.

As carnes destinadas ao mercado russo são inspecionadas inicialmente nos frigoríficos pelos fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Chegando ao porto, os contêineres são inspecionados para certificar o produto, de acordo com o padrão estabelecido com o país importador. Itens como rotulagem, lacre das embalagens e temperatura são verificados pelos fiscais do VIGIAGRO, nesta segunda vistoria. A temperatura de armazenagem das carne deve ser sempre de -8º C para carnes bovinas e -12ºC para carnes suínas e aves.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira