Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2008 - 08:27

Anfarmag promove fórum com farmácias de manipulação no Rio de Janeiro

Evento abordará a recente edição da RDC 87/08 da ANVISA para o setor magistral.

O presidente da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), Hugo Guedes de Souza ministrará fórum gratuito “Novos Desafios e Orientações Práticas” para representantes de farmácias de manipulação no próximo dia 27, no Rio de Janeiro. O evento acontece a partir das 14 h, no Auditório do Guanabara Palace Hotel, na Avenida Presidente Vargas, 392, Centro.

O fórum abordará aspectos da RDC 67/07 referente às Boas Práticas de Manipulação em Farmácia, além de apontar os principais aprimoramentos da legislação, com a recente edição da RDC 87/08 da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União na última segunda- feira (24/11). Os Farmacêuticos conhecerão as principais implicações da legislação no dia-a-dia das farmácias, além dos instrumentos que facilitam o cumprimento das normas estabelecidas.

Durante o Fórum, a Anfarmag realizará a entrega de certificados do SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral) para as farmácias participantes do sistema na região. Ainda serão apresentados os resultados do 1º ciclo e as propostas da 2º fase do programa.

SINAMM - Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral: Criado pela Anfarmag (associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) em 2006, o SINAMM é um amplo programa de capacitação, padronização e melhoria contínua das farmácias magistrais. O sistema tem como objetivo a garantia da qualidade dos produtos magistrais e a excelência dos serviços prestados pelos estabelecimentos participantes. O sistema é composto por diversos módulos como educação continuada técnica e gerencial, estudos biofarmacêuticos para critérios de escolha de excipientes de cápsulas, amplo banco de dados com fichas de referência para insumos farmacêuticos e procedimentos operacionais padrão.

O trabalho permite um forte controle de qualidade de matérias-primas e produtos acabados em laboratórios credenciados e auditorias de qualificação de fornecedores e farmácias, além de prover um banco de dados com artigos científicos. Por meio do sistema cada farmácia monitora todos os principais processos que impactam na qualidade final de seus produtos e serviços, promovendo de forma facilitada a adequação à legislação sanitária do setor, com foco nas Boas Práticas de Manipulação em Farmácia estabelecidas pela RDC 67/2007 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Devido ao compartilhamento de informações em plataforma eletrônica, a área técnica da Anfarmag monitora nacionalmente a condução dos processos magistrais de seus associados participantes, como forma de subsídio às decisões que contribuam com o aperfeiçoamento de todo o segmento. Com todo este trabalho o SINAMM propicia a implantação de novos padrões de critérios de excelência farmacêutica em termos técnicos (da manipulação), científicos (da pesquisa), de segurança (saúde do consumidor) e gerenciais (relações com prescritores e fornecedores).

Farmácias querem grau de excelência de padrão internacional: Por meio do SINAMM, a Anfarmag deseja que as farmácias de manipulação do país mantenham um grau de excelência baseados em padrões de qualidade reconhecidos mundialmente. Toda vez que um usuário abrir uma embalagem de medicamento magistral e administrá-lo, todas as farmácias estarão obtendo um selo de confiança virtual, conferido pelo consumidor. E esta confiança nasce na consciência de milhares de médicos sobre a importância da manipulação nos tratamentos atuais. Hoje, no Brasil, médicos especialistas em diversas áreas prescrevem fórmulas com dosagens individualizadas (em regime personalizado) para estimadas 60 milhões de pessoas ano

SINAMM amplia compromisso das farmácias com a qualidade de produtos e serviços: Diante do tamanho do universo atendido, a importância estratégica do SINAMM para o segmento e a sociedade se mostra de modo claro. Com a estruturação do SINAMM, a Anfarmag pôde demonstrar ao longo desses três anos para a Anvisa o compromisso do segmento com as questões da qualidade de seus produtos e serviços. E que o setor tem um objetivo comum: cuidar da saúde da população por meio de uma prestação de serviços de alto nível. Entre os instrumentos fundamentais para isso estão as inspeções sanitárias para checar o cumprimento pelas farmácias da regulamentação das boas práticas que estava em discussão e o desenvolvimento de um sistema próprio de auto-regulação, como o SINAMM.

Auditoria orienta sobre cumprimento das boas práticas de manipulação: Para avaliação do cumprimento dos requisitos sanitários e outros pré-estabelecidos pela Anfarmag, as farmácias participantes do SINAMM também são auditadas por empresas credenciadas. Esta auditoria tem caráter de orientação e possibilita à farmácia mais uma forma de verificar e aperfeiçoar alguns pontos relacionados à documentação e às boas práticas de manipulação. | www.anfarmag.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira