Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2008 - 08:52

Museu da República e Galeria do Lago

Em "em circulo", de Celina Portella e Elisa Pessoa.

Retrato da nova geração de artistas de arte contemporânea, Celina Portella e Elisa Pessoa, ganhadoras da Bolsa Iberê Camargo e da bolsa Recollets 2009, fecham o bem sucedido ano de 2008 com a exposição "em círculo" na Galeria do Lago, no Museu da República, dia 26 de novembro. A mostra faz parte da Série Duplas e fica aberta ao público de 27 de novembro a 22 de março de 2009, com entrada franca.

Com "em circulo", Celina e Elisa fazem um passeio virtual pelo espaço da Galeria, através de projeções nas paredes, dando a impressão de que a dupla entra e sai por portas virtuais. "As vídeo-projeções se encaixam na arquitetura interior da galeria criando propostas que se ligam entre si. Cada proposta reinterpreta o espaço de uma forma diferente, ora criando volume e textura, ora criando um deslocamento espacial e/ou temporal", explica Celina Portella.

Para a curadora da exposição, Isabel Sanson Portella, doutoranda da Escola de Belas Artes/UFRJ em História e Crítica da Arte "a arquitetura do espaço interage com a arte, assim como o olhar do público reinterpreta a ação criando diferentes realidades".

Todo realizado em filme Super8, as imagens ganham uma textura especial que, de acordo com as artistas, é proposital, para dar uma idéia de tempo suspenso e ao mesmo tempo remontar o antigo. Com a vibração da luz do projetor, a impressão é a de que a imagem respira, mostrando a natureza da própria imagem. O movimento e os tempos das ações são realizados em função do ritmo e da relação entre as projeções.

Em seu processo de criação, as artistas contextualizam a obra com o local onde será instalada. Segundo Celina, "a idéia nunca surge separada do espaço onde iremos realizá-la e a ação também não. A movimentação do corpo e da cãmera se insere no lugar escolhido e, por isso, é delimitado por ele".

Acostumadas a utilizar lugares públicos e urbanos como cenário para o corpo em movimento, a exposição na Galeria do Lago traz um novo desafio: levar para um espaço interior e neutro essa nova linguagem. Para isso, todo o projeto foi realizado de acordo com as dimensões das salas, criando uma relação não só com o local, mas também com as imagens que são criadas nesse espaço.

Neste trabalho, as artistas falam de um tempo que não é o presente, onde o corpo é uma imagem projetada, ocupando o espaço com movimento. "Nos questionamos sobre a diferença entre um corpo projetado e um corpo presente, sobre o poder, o valor e o sentido da imagem. Uma ação virtual em escala real cria uma tensão na percepção de quem vê. O que estou vendo é o que eu estou vendo ou o que eu penso que estou vendo? É uma brincadeira muito séria!", conclui Elisa Pessoa.

Celina Pessoa e Elisa Portella - Trabalhando juntas há 8 anos, a parceria no campo das artes visuais, proposta da Série Duplas, não é novidade para Celina e Elisa. A primeira estudou design na Puc-Rio e se formou em artes plásticas na Université Paris VIII. Trabalha diferentes expressões artísticas como dança, performance e vídeo. Já Elisa estudou pedagogia na Puc-Rio, ciências da educação e artes plásticas na Université Paris VIII. Na França iniciou sua pesquisa com fotografia, foto-colagem e filmes Super8, desenvolvendo projetos multimídia.

Exposição "em circulo" de 27 de novembro a 22 de março de 2009, de terça a sábado, das 12 às 18h, e domingo, das 13 às 18h, no Museu da República/Galeria do Lago. Rua do catete, 153. Informações: (21) 3235-2650. Possui acesso para deficientes. Entrada Franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira