Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2008 - 09:08

Feira do Livro de Guadalajara terá presença de 22 editoras brasileiras

Com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), empresários locais devem fechar bons negócios no México, tanto com editores dos países de língua espanhola como dos Estados Unidos e Canadá, onde as comunidades hispânicas e lusófonas são grandes

Considerado o maior mercado mundial de publicações em espanhol, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) começa no próximo sábado (29/11) com a participação de 22 editoras brasileiras. Deste total, 12 participam por meio do convênio entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A presença nacional na FIL conta ainda com a parceria do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional, Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

No estande de 81m2, os editores brasileiros vão apresentar cerca de 980 títulos, totalizando 1.750 exemplares. O espaço oferecerá toda a infra-estrutura de atendimento, com serviço de internet e espaço reservado para reuniões com empresários locais ou de outros países.

Para os editores brasileiros, a Feira de Guadalajara é uma excelente oportunidade para fechar bons negócios. "O México, por exemplo, é um tradicional mercado comprador de livros didáticos brasileiros", afirma a presidente da CBL, Rosely Boschini. “Além de funcionar como porta de entrada para o mercado editorial mexicano, a feira é um centro de referência e de aquisições para bibliotecas norte-americanas e canadenses, muitas delas situadas em áreas de forte presença hispânica e lusófona”, destaca Rosely.

A Feira - Criada em 1987, a FIL é atualmente o maior mercado mundial de publicações em espanhol. Autores, agentes literários, bibliotecários, livreiros e mais de 1.600 editoras de 40 países participam do evento a cada edição em busca de intercâmbios comerciais e profissionais. Em média, mais de meio milhão de pessoas visitam a Feira. Para este ano, a organização espera negócios da ordem de US$ 10 milhões.

Mas a FIL vai além dos negócios, oferecendo ao público uma programação sobre o que há de melhor na cultura latino-americana. Com três áreas de atuação (editorial, acadêmica e cultural), a FIL tornou-se um grande fórum de discussão. Conta anualmente com a participação de escritores, acadêmicos, artistas, intelectuais e muitos outros interessados em trocar idéias sobre a cultura contemporânea.

Como acontece em todas edições, a organização elege um país homenageado. Este ano, a Itália é o país convidado da Feira de Guadalajara. Na abertura do evento, será entregue o Prêmio FIL de Literatura ao escritor português António Lobo Antunes. A feira termina no dia 7 de dezembro. | Site www.fil.com.mx.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira