Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2007 - 09:23

Combustível adulterado compromete desempenho das velas de ignição

Mais de 9 mil postos de abastecimento de todo o Brasil foram autuados devido à qualidade do combustível.

Com o alto preço do combustível, muitos postos de abastecimento em todo o País adulteram a gasolina, com a adição de álcool ou solventes. Estudos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel), apontam que dos 150.454 estabelecimentos fiscalizados entre 1999 e a primeira quinzena de janeiro de 2007, 7.519 foram interditados, 46.143 receberam multa e 9.911 foram autuados devido à qualidade do combustível. A utilização de um combustível de origem duvidosa pode causar muitos malefícios às velas de ignição do automóvel. Dentro deste contexto, a NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, recomenda aos proprietários de carros a abastecer sempre em um posto de confiança. "Para evitar problemas, também é fundamental desconfiar dos locais que oferecem preços muito abaixo dos praticados no mercado e fazer uma revisão completa das velas de ignição, entre outros itens do motor", explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

A vela de ignição é responsável pelo início da combustão da mistura ar/combustível. O veículo abastecido com combustível adulterado compromete o funcionamento da vela, causando acúmulo de resíduos de impurezas, encharcamento e falhas de ignição.

Dessa forma, o motor do automóvel começa a apresentar falhas em alta, baixa e média rotação, em subidas e com cargas elevadas. "Quando o motor "bate pino" e há sinais de marcha lenta irregular também é preciso verificar as velas de ignição, pois podem ter sido afetadas pelo combustível de procedência duvidosa", completa Namie.

De acordo com o profissional da NGK, se o veículo apresentar alguns desses problemas é importante que o consumidor faça um check-up em seu veículo com um mecânico de confiança. "O proprietário do veículo deve apresentar todo o histórico dos acontecimentos, para que o mecânico realize um diagnóstico preciso dos prejuízos causados pelo combustível adulterado. Além disso, é necessário extremo cuidado na troca das velas de ignição, pois cada carro utiliza um modelo apropriado conforme descrição da Tabela de Aplicação NGK ou especificação do manual do proprietário. A utilização de peças inadequadas pode prejudicar o desempenho do motor e causar danos ao mesmo, bem como ao sistema de ignição, entre outros inconvenientes", finaliza Namie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira