Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2008 - 09:10

Companhia Brasileira de Offshore tem encomendas de U$S 122 milhões financiadas pelo BNDES


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico) aprovou financiamento de US$ 122 milhões para a Companhia Brasileira de Offshore (CBO) adquirir quatro embarcações de apoio marítimo a plataformas de petróleo, do tipo MPSV-3.000 (Multipurpose Platform Supply Vessel). As embarcações, financiadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), serão construídas pelo Estaleiro Aliança, em Niterói (RJ). Empresa de navegação do setor de apoio marítimo às plataformas de petróleo, com capital 100% nacional e sediada no Rio de Janeiro, a CBO faz parte do Grupo Fischer, um conglomerado brasileiro que atua em diversos segmentos e países.

Os navios MPSV-3.000 transportam suprimentos e pessoal entre as bases de apoio em terra e as plataformas de prospecção e produção de petróleo. Essas embarcações são projetadas para realizar suas tarefas com um grau bastante elevado de segurança e rapidez em qualquer condição de mar e, por isso, são dotadas de excelente capacidade de manobra para permitir sua aproximação às plataformas. Seu sistema de posicionamento dinâmico propicia que a embarcação fique ancorada numa determinada posição sem se deslocar, o que é de extrema utilidade durante as operações de embarque e desembarque de materiais.

O projeto das quatro embarcações atende a especificações que permitem operação em outras áreas de exploração, como o Mar do Norte. Entre os méritos do projeto, destacam-se o desenvolvimento e capacitação tecnológica do parque nacional de estaleiros, com a construção de embarcações de apoio com tecnologia moderna; auxílio à revitalização do setor doméstico de construção naval; e manutenção de postos de trabalho durante a construção.

A CBO conta atualmente com 480 empregados, sendo 350 deles alocados na produção (mão-de-obra direta). A construção das quatro embarcações permitirá a manutenção dos empregos hoje existentes no estaleiro Aliança. Além disso, as embarcações contarão com 26 tripulantes cada uma, exercendo as mais diversas funções a bordo, desde o comando até atividades de cozinha e limpeza.

O estaleiro Aliança está capacitado para construir as referidas embarcações com qualidade, na medida em que já concluiu a construção de outros cascos semelhantes - também com o financiamento do BNDES/FMM -, além de ter outras embarcações similares em construção atualmente.

A CBO e o estaleiro Aliança pertencem ao mesmo grupo empresarial, o que é estratégico no momento de aquecimento do mercado de embarcações de apoio offshore. O Grupo Fischer, do qual fazem parte as empresas, atua no setor agroindustrial, além das atividades ligadas à navegação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira