Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2008 - 09:49

Em sua 36ª Retrospectiva o Museu do Relógio apresentará 30 novos itens de seu acervo

Entre as novidades, merece destaque o “relógio-macaco”, que movimenta os olhos e a boca em sintonia com o passar das horas. Mais de 600 peças integram a coleção, que inclui carrilhões, relógios-cuco e os primeiros marcadores de ponto, além de preciosidades e itens curiosos.

A Retrospectiva Anual do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta, situado na avenida Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, acontecerá de 8 a 19 de dezembro de 2008. As visitas, gratuitas e monitoradas, podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. No segundo sábado do mês, 13 de dezembro, o Museu funcionará no mesmo horário.

O público terá a chance de conhecer os 30 novos itens que passam a integrar o acervo do Museu. Entre eles, destacamos:

• Um relógio de mesa de procedência alemã, fabricado em torno de 1910, cuja parte superior é enfeitada com a figura de um macaco que, movido pela corda do relógio, movimenta os olhos e a boca.

• Relógio de bolso suíço, fabricado no início do século XX. Nele, as horas e os minutos são exibidos por meio de dígitos gravados em pequenos discos metálicos. Essa peça comprova que relógios digitais já eram fabricados há 80 anos ou mais anos.

• Outro relógio de bolso suíço que traz um inusitado mostrador de 24 horas, e não de 12, como estamos habituados a ver.

• Relógio mecânico de grandes dimensões, provavelmente de origem alemã, datado início do século XX. Por meio de um singular sistema mecânico composto de eixos e cruzetas, ele permitia regular as horas de diversos relógios simultaneamente.

O Museu do Relógio conta com aproximadamente 600 itens em seu acervo. Algumas peças foram recebidas como doação, e outras, adquiridas pelo proprietário da DIMEP, “herdeiro” não somente da empresa, mas também da paixão que seu fundador, Prof. Dimas de Melo Pimenta, devotava às máquinas de mensurar o tempo. Sua coleção de raridades foi iniciada em 1950. Em 1975, ele as reuniu no Museu.

O relógio mais antigo apresentado no Museu foi fabricado em 1620, na Alemanha. Trata-se de um exemplar de bolso, que tem apenas o ponteiro de horas (o ponteiro de minutos só foi incorporado aos relógios a partir de 1670).

DIMEP-Fundada há 72 anos, a DIMEP Sistemas evoluiu da fabricação de relógios de ponto para a condição de desenvolvedora de soluções tecnológicas altamente sofisticadas para os controles de ponto e acesso. Em 1997, obteve certificação pela ISO 9001. A DIMEP é líder no mercado brasileiro e exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter filiais em Portugal, no México e nos Estados Unidos.

Cada vez mais moderna, a DIMEP tem se empenhado em ampliar sua participação em questões de interesse social. Exemplo disso é o apoio dado à Campanha “Todos pela Educação”, que une governos, empresas e entidades do terceiro setor na busca de soluções para os problemas educacionais do País.

Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta, Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP, de segunda à sexta – 09h às 13h e 14 às 17h. Todo segundo sábado do mês – 09 às 13h e 14 às 17h | Informações: (11) 3646-4000 | Entrada gratuita [A visitação é gratuita e acompanhada por monitor.É possível agendar excursões ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira