Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2008 - 09:53

Integração produtiva pode aumentar intercâmbio comercial do Rio de Janeiro

Estado aparece entre os de maior exportação ao Mercosul e pode se integrar ainda mais ao bloco.

Brasília -Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, cerca de 200 empresários, representantes de governos e de grupos envolvidos com o Mercosul se reúnem em Brasília para discutir a integração produtiva dos países do bloco, durante o Seminário Internacional Integração Produtiva: Caminhos para o Mercosul. O objetivo do evento, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), é fortalecer a integração produtiva no Mercosul, considerando experiências de outras regiões do mundo.

O Rio de Janeiro está entre os Estados brasileiros que mais se relacionam comercialmente com os países do Mercosul e tem grande potencial para estabelecer novas parcerias com empresas argentinas, paraguaias e uruguaias. Entre os sinais mensuráveis desta integração estão os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que o apresenta entre os dez Estados brasileiros que mais exportam para o bloco. De janeiro a outubro de 2008, foram cerca de U$ 787 milhões, equivalentes a 4,15% da exportação brasileira a esta região, neste período. Entre os principais produtos comercializados pelo Rio de Janeiro estão fuel oil, motor a explosão e chassis com motor diesel.

Enquanto importador, o Estado obtém marcas ainda mais significativas: de janeiro a outubro de 2008, foram importados cerca de U$ 1,114 bilhões dos países do Mercosul. Este consumo se destaca especialmente em automóveis com motor a explosão, trigo e farinha de trigo.

Durante o Seminário Internacional Integração Produtiva: Caminhos para o Mercosul, serão debatidas as formas de atuação dos atores envolvidos no processo de integração produtiva. Os conceitos e casos a serem apresentados sugerem reflexões sobre a indução deste adensamento nas relações, seus pontos de alavancagem, os principais problemas, as formas de financiamento, o papel das instituições de suporte, a relação de políticas nacionais, entre outras.

Como preparação ao evento, formadores de políticas públicas dos países membros do Mercosul se reuniram em outubro deste ano, no Rio de Janeiro, para apresentações de experiências da Ásia e da Europa. Foram, ainda, contratados sete pesquisadores que realizaram estudos sobre o tema, cujos resultados irão subsidiar o evento em Brasília. O evento estará contextualizado nas atividades do atual período de encerramento da presidência pro tempore do Brasil no Mercosul.

O Mercado Comum e o GIP - Criado em 26 de março de 1991, a partir da assinatura do Tratado de Assunção, o Mercado Comum do Sul, ou Mercosul, é composto por quatro Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (a Venezuela está em fase de incorporação). Estes países compartilham metas que envolvem desenvolvimento sustentável, econômico e social. O bloco pretende promover, internamente, cada vez mais acesso aos mercados, agilidade dos trâmites em fronteira, fortalecimento institucional, incentivos a investimentos, produção e exportação, entre outras metas que resultem no aumento da sua competitividade.

O tema integração produtiva tem destaque crescente na agenda do Mercosul. Por este motivo, na 35.º Cúpula de Chefes de Estado e do Governo no Mercosul, ocorrida na Argentina, em julho deste ano, foi criado o Grupo de Integração Produtiva do Mercosul (GIP). O Grupo é responsável por coordenar e executar o Programa de Integração Produtiva do Mercosul, e é, da parte brasileira, coordenado pela ABDI.

Seminário Internacional Integração Produtiva: Caminhos para o Mercosul, dias 8 e 9 de dezembro de 2008, no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI. SHS - Quadra 6 - Lote 1 – Conj. A – Brasília/DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira